Questões snc/poc

Páginas: 17 (4100 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
1. Refira o que entende por informação contabilística comparável no tempo e no espaço.
A informação contabilística deve ser comparável no tempo, isto é, deve permitir aos seus utilizadores a sua comparação ao longo do tempo (mês após mês, ano após ano) e assim permitir uma avaliação da sua evolução. Ser comparável no espaço, traduz-se no facto da informação contabilística dever permitir aos seusutilizadores compararem-na com a de outras empresas, no entanto, a comparabilidade não deve ser confundida com mera uniformidade.

2. Explique por palavras suas porque embora se pretenda que a elaboração das contas consolidadas apresente uma imagem verdadeira e apropriada da situação financeira e dos resultados de um grupo, visto como um todo, esta pretensão é muito difícil de atingir.
Aconsolidação de contas apresenta limitações, pois só pelo facto de cada uma das empresas do grupo utilizar/aplicar diferentes regras, critérios valorimétricos, a reunião dos elementos resultantes dessas mesmas escolhas, como é óbvio, distorcerá a pretendida imagem verdadeira e apropriada da situação financeira e dos resultados de um grupo.

3. Refira porque se pode dizer que a classe cinco do POCrepresenta o interesse dos sócios, ou accionistas, de uma sociedade, no valor residual dos seus activos.
Porque sempre que uma empresa entra em liquidação, o que restar dos activos, após regularização dos passivos, é pertença dos sócios ou accionistas. Assim a classe cinco (capital próprio) correspondendo o valor restante, que normalmente é residual e que representa os interesses dos sócios ouaccionistas da sociedade.

4. Numa óptica contabilística refira porque as reavaliações, sejam legais ou livres, podem contribuir para melhor a imagem verdadeira e apropriada de uma empresa, expressa pelo seu Balanço.
Os bens são registados na contabilidade a preço de custo, ou seja, registam-se pelo valor de aquisição. Ora, como os bens não têm (na sua esmagadora maioria) preços constantes, à medidaque nos afastamos temporalmente do momento da aquisição, a realidade deixa de coincidir com a contabilidade, o que nos leva a proceder a uma reavaliação (acto de reajustar para mais o activo em causa), com a sua realização estamos a ajustar o valor contabilístico ao valor de mercado, o que nos permite obter uma imagem mais actual, logo verdadeira e apropriada de uma empresa.

5. Embora o POCnada refira sobre imparidade, esta apresenta uma solução para a correcção do valor líquido de um activo que a tal se pode assimilar. Refira esta solução do POC e também em que situações se podem afirmar que um activo fixo se encontra em estado de imparidade.
Um bem encontra-se em imparidade, quando o valor a obter pela empresa da sua utilização ou venda é inferior ao valor escriturado, o queimplica o ajustamento para baixo. O POC nada refere acerca da imparidade, no entanto apresentamos a figura da amortização extraordinária, que tem algumas semelhanças com o conceito de imparidade.

6. Indique as principais diferenças entre suprimentos de sócios e prestações suplementares. Refira ainda, ao nível destes dois tipos de “empréstimos” se estes podem ser efectuados quer nas sociedades porquotas quer nas sociedades anónimas. (2)
Enquanto as prestações suplementares tem que estar previstas no pacto social e são uma conta de Capital (conta 53), os suprimentos não tem que estar previstos no pacto social e são uma conta de Passivo (conta 2551).
As prestações suplementares não vencem juros, enquanto que os suprimentos podem ou não ser remunerados.
As prestações suplementares só podemser devolvidas em determinadas condições financeiras da empresa (por exemplo, se uma empresa tem resultados transitados negativos, não pode devolver as prestações suplementares – do art. 210º ao art. 213º CSC), os suprimentos não tem restrições quanto à sua devolução, pois são meros empréstimos efectuados a terceiras pessoas (que no caso específico são sócios da empresa) que se regem por um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões sobre o snc
  • O que é o SNC
  • Barco poc-poc
  • Poc Os E Cisternas
  • Espelho_de_prova POC
  • Vascularizacaçao do snc
  • poc
  • Manual SNC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!