Questões para discussão viollet-le-duc e john ruskin

Páginas: 11 (2676 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
[pic]





Universidade Salvador - UNIFACS

Disciplina: Técnicas Retrospectivas

Professor Orientador: Rodrigo Espinha Baeta

Aluna : Carina Oliveira









QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

Viollet-Le-Duc e John Ruskin










Salvador

Abril/2011

Respostas do questionário sobre os textos “Restauro” de Eugéne Emmanuel Viollet-Le-Duc e “A Lâmpada da Memória” deJohn Ruskin
Questão 1.

1.1 Ruskin acreditava que o século XIX estava embebido pelas determinações da Revolução Industrial e que, conseqüentemente, prevalecia sobre a sociedade a lógica da divisão do trabalho. Os serviços em geral estavam repartidos, cada pessoa possuía uma função e estava designada somente a isso, fazendo com que a mão-de-obra humana, antes essencial para o processo deprodução e mais valorizada, fosse substituída pelo uso insaciável de grandes máquinas. Assim, a produção em série reduz a importância do trabalho artesanal, vencido pela quantidade e rapidez do processo mecanizado. Da mesma forma ocorria com os trabalhadores do campo. Antes, o trabalho na produção agrícola gerava sustento para a família e garantia a existência da classe. Porém, a mecanizaçãoalcança o campo, gerando uma massa ociosa e que, sem outra opção, migra para as cidades em busca de trabalho nas fábricas.
Assim, a crítica de Ruskin cairá sobre as conseqüências que esse tão acelerado processo de criação de produtos perfeitos trará para os trabalhadores. Ele considera que obrigar o homem a efetuar repetidas vezes uma mesma operação é torná-lo escravo das máquinas e reduzi-lo acondições piores que qualquer outra coisa que venha a machucá-lo ou torturá-lo, mas que não o prive de sua liberdade.
Como se tratava da dita era da industrialização, quando a produção alimentava o acúmulo de capital e nada mais importava além da agilidade e ganho de tempo no processo produtivo, Ruskin julgava estar nisso o fato das pessoas se empenharem na permanência dessa condição. Porém, talrealidade era satisfatória para os que estavam tendo lucros com isso e não para as massas que perdiam seus empregos ou tinham que se submeter às determinações da produção industrial.
Ruskin acreditava que a arquitetura deveria ser preservada, pois de nada valeria ter uma história se ela não pudesse ser comprovada. Assim, por mais que a arquitetura estivesse incompleta ou em ruínas, ainda seria um relatoda história de um povo, transmitido através do passar de diversos anos e capaz de esclarecer dúvidas das gerações posteriores.
Já segundo Violet-Le-Duc, o século XIX chega sem emoções, características próprias, inovações ou riscos, tendo a arquitetura era a principal prova disso. Ele questiona a tendência de reprodução das obras do Neo-Classicismo e defende tudo aquilo que é peculiar e,para a arquitetura, o valor estaria necessariamente nas características próprias e no intransferível. Para ele, era boa obra aquela que transmitisse elementos de seu tempo, ou seja, que fosse capaz de relatar a história presente. Violet-Le-Duc vê esse período como o de repetidas idéias, sem características próprias, que só se esmerava em celebrar a arte do passado copiando-a no presente. Talreprodução não valeria como lembrança, pois não seria realmente fruto do tempo a que se refere, ou seja, não passaria de uma forma equivocada de retornar ao passado.


1.2 Nota-se que os dois pensadores concordavam com a permanência das obras arquitetônicas, desde que adotadas como um dado histórico. Porém, não defendiam a cópia sem base histórica ou a destruição sem qualquer respeito à cultura querepresentasse.
Sobre a condição do século XIX, percebe-se que Violet-Le-Duc via a Revolução Industrial como uma fonte de novos conhecimentos, descobertas e ciências, ou seja, como um abrir de portas para o homem. É um período que deve ser bem visto pelo surgimento da teoria da evolução, da genética, do urbanismo e de outras questões. Já Ruskin interpretada toda a conjuntura industrial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sintese: a lampada da memoria, john ruskin e a restauração, viollet le duc
  • Comparação jonh ruskin e viollet le duc
  • VIOLLET-LE-DUC E JOHN RUSKIN
  • Viollet le duc
  • Viollet Le Duc
  • Viollet-Le-Duc
  • Restauração Viollet Le Duc
  • Viollet Le Duc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!