Questões filosoficas

Páginas: 27 (6736 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
O QUE É UMA QUESTÃO FILOSÓFICA? TENTE EXPLICAR E DEPOIS, CRIE UMA QUESTÃO FILOSÓFICA PARA SER PENSADA POR NÓS. RESPONDA TAMBÉM ÀS QUESTÕES PROPOSTAS POR SEUS COLEGAS...
Aproveite este fórum para comentar também as suas opiniões sobre a entrevista ao filósofo Deleuze e sobre o texto lido....

Atreva-se a pensar com liberdade
Por Jutta Burggraf

Somos livres para pensarmos por nossa própriaconta. Mas temos coragem de fazer isso de verdade? Ou será que estamos, em vez disso, acostumados a repetir o que dizem os jornais e revistas, a televisão, o rádio, ou o que lemos na Internet, ou o que afirmou alguma pessoa, mais ou menos interesante, com quem cruzamos na rua? Estamos dispostos, no fim das contas, a ser ou chegar a ser filósofos, a nos entusiasmarmos com a realidade, e buscar oúltimo sentido da nossa vida? O Papa João Paulo II faz uma afirmação que parece atrevida à primeira vista: «Todo homem é, de certo modo, filósofo, e possui concepções filosóficas com as quais orienta a sua vida.»
INTRODUÇÃO

“Os pensamentos são livres”, diz uma canção popular alemã. Compreende-se que tenha sido proibido cantá-la no terceiro Reich. Mas a ordem de “esquecê-la”, própria de umregime totalitário, somente teve o efeito de fazer com que fosse cantada com mais entusiasmo na clandestinidade, ou ao menos por dentro, no coração de cada um, isto é, naquele lugar íntimo aonde as ordens não chegam e onde “os outros” não podem entrar.

Somos livres para pensar por nossa própria conta. Mas temos a coragem de fazê-lo de verdade? Ou será que estamos, em vez disso, acostumados arepetir o que dizem os jornais e revistas, a televisão, o rádio, ou o que lemos na Internet, ou o que acaba de afirmar alguma pessoa mais ou menos interessante com quem nos cruzamos pela rua? Hoje, em muitos países, a autoridade que fiscaliza os pensamentos – a censura – parece ter desaparecido. Mas isso não é verdade: apenas mudou de modo de agir; já não se vale da coerção, mas apenas de uma brandapersuasão. Tornou-se invisível, anônima, e disfarça-se de “normalidade”, “bom senso” e “opinião pública”. Pede-nos apenas que façamos o que todos fazem.

Somos capazes de resistir ao bombardeio constante desse “inimigo invisível”? Aprendemos já a exercitar todas as nossas faculdades para discorrer e discernir? Pensar é, sem dúvida, uma grande coisa; mas, antes de mais nada, é uma exigência danatureza humana: não devemos fechar voluntariamente os olhos à luz. Estamos dispostos, no fim das contas, a ser ou chegar a ser “filósofos”, a nos entusiasmarmos com a realidade, e buscar o sentido último da nossa vida?

O Papa João Paulo II faz uma afirmação que, à primeira vista, parece atrevida: “Todo homem é, de certo modo, filósofo, e possui concepções filosóficas com as quais orienta a suavida”(1). Que quer dizer isso? Um professor de Química, uma dona de casa, um taxista, uma ministra, um camponês, uma artista, um jogador de futebol – todos filósofos?

A FILOSOFIA INICIOU-SE COM A HUMANIDADE

É comum exigir a presença de um especialista sempre que se quer tratar de temas de Medicina, Física, Arquitetura ou Engenharia. Ninguém pode considerar-se capaz de responder comcompetência às perguntas que surgem nestes campos se não tiver ao menos uma formação elementar nessas matérias. E nem sequer tenta falar destes temas durante um churrasco ou uma excursão. Mas esse é precisamente o caso da Filosofia: todo o mundo se atreve a falar de temas filosóficos. Até em alguns bares – quando o barulho o permite... – escutam-se conversas profundas sobre o mundo, sobre o sentido davida, ou sobre como é estranho que o tempo passe tão rápido sem que possamos conservar o momento presente.

De fato, quantos dentre os que tiveram de ficar esperando numa estação de trem ou metrô, diante de um relógio, não se converteram em filósofos?! É verdadeiramente impressionante: se olharmos uns instantes para o relógio, observando como o ponteiro dos minutos e o dos segundos se movem,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões Filosóficas
  • Questões Filosóficas
  • Questões Filosóficas
  • Questões Filosóficas
  • QUESTOES FILOSOFICAS
  • questões filosoficas
  • Questoes filosoficas
  • Questões filosoficas juridicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!