Questões de Filos

Páginas: 4 (924 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
FILOSOFIA


ALUNO(A): ________________________________________________________________sala: _____ Aos ____/____/2011.


1. Como narrado no diálogo “Críton, ou do dever”, Sócrates, após sercondenado, aguarda, na prisão, a execução de sua sentença, que consiste em tomar cicuta, pena de morte adotada entre os atenienses. Críton, discípulo do filósofo, propõe-lhe a fuga e o exílio, sob aalegação de que a condenação teria sido injusta. Sócrates recusa a oferta e, entre outras razões, apresenta a seguinte:
“... viver não é o que mais deve importar, mas viver bem.”PLATÃO. Críton, ou do dever. 48b. In: Diálogos. 4. ed. Tradução de José Trindade. Santos/Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda,1993.

APRESENTE dois argumentos quejustifiquem por que, na opinião de Sócrates, no caso, viver bem implica aceitar a morte.



2. Leia este trecho:
“Embora todos os frutos que a terra produz naturalmente e todos os animais quealimenta pertençam à humanidade em comum [...] cada homem tem a propriedade de sua própria pessoa; a esta ninguém tem qualquer direito senão ele mesmo. O trabalho de seu corpo e a obra de suas mãos,pode dizer-se, são propriamente dele. A qualquer coisa que ele retire do estado no qual a natureza a deixou, ele misturou o próprio trabalho, acrescentando algo que pertence a ele, e, por isso mesmo,tornou-a sua propriedade. Retirando-a do estado comum em que a natureza a colocou, anexou-lhe por esse trabalho algo que a exclui do direito comum de outros homens.”LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo V, 25-26.

- EXPLIQUE como o jusnaturalismo, corrente de que Locke é um representante, justifica a norma
moral:
“Não sedeve roubar”.



3. Leia estes trechos:
“Podemos, por conseguinte, dividir todas as percepções do espírito em duas classes ou espécies, que se distinguem por seus diferentes graus de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questoes Filo Dto
  • Filo filo
  • Filo
  • filo
  • filos
  • Filos
  • Filo
  • filo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!