Questôes sobre Sociedade, direito e controle social

Páginas: 7 (1728 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
1. Que significa dizer que o homem é um “ser social e político”
O homem é um ser cuja natureza é social, um animal político que nasceu para viver em sociedade. Ao ser dotado de sentimentos e da razão, o homem se comunica, produz relações sociais, comerciais e sentimentais, vive em comunidade. Ele precisa buscar no outro, a experiências e faculdades que não possui, e precisa passar seuconhecimento adiante, assim há o crescimento, desenvolvimento pessoal e social. A politicidade do homem é o conjunto de relações que o indivíduo mantém co os outros, enquanto faz parte do grupo social.

2. Como Platão, Aristóteles e Santo Tomás de Aquino explicam o impulso associativo do ser humano?
Para Platão o homem é um ser etéreo, é essencialmente alma e se realiza em sua perfeição, alcançando afelicidade ao contemplar suas ideias. Platão defende que para isso o homem não necessita de ninguém, cada alma se basta, existindo e se realizando por conta própria. Por causa de uma grande culpa, a qual não é explicada em sua obra, as amas perderam sua condição inicial de espiritualidade absoluta e caíram na terra, sendo obrigadas a assumir um corpo físico para expurgar suas potencialidades efaculdades, impedindo assim de se sentirem completas sozinhas. A partir disso, as almas precisam suprir suas carências e limitações, ocorrendo a sociabilidade, porém apenas enquanto estas estiverem ligadas ao corpo físico.
Aristóteles declara que a sociabilidade é uma propriedade essencial do homem, já que este precisa criar vínculos sociais para satisfazer suas necessidades e vontades. A natureza dohomem impulsiona-o a associar-se e interagir com os demais. O homem que vive fora da sociedade, sem estado, é considerado por Aristóteles um ser superior ou inferior à condição humana, ou seja, é um deus ou mesmo um animal. O homem é por natureza, um animal político.

Tomás de Aquino, assim como Aristóteles, considera o homem naturalmente sociável e político, vivendo em multidão, ainda faz umcomparativo dizendo que o homem vive em uma sociabilidade maior que todos os outros animais, evidenciando sua necessidade. Tomas de Aquino, ainda afirma que viver fora de um sistema social é exceção, criando três hipóteses:
• mala fortuna: quando um indivíduo por infortúnio passa a viver isoladamente, como é caso de um náufrago.
• corruptio naturae: quando por alienação mental ou anomalia, o homemé desprovido de razão e busca viver distante dos demais.
• excellentia naturae, que é a hipótese do homem viver distante dos demais buscando a comunhão com Deus e seu aperfeiçoamento espiritual.

3. Qual é o ponto comum entre os contratualistas quanto à interpretação da sociabilidade humana?
Para os contratualistas há a negação do impulso associativo natural, onde somente a vontade humanajustifica a existência da sociedade. A sociedade é uma criação humana e tem sua base firmada em um contrato, que pode ser desfeito ou alterado.

4. Por que, segundo Thomas Hobbes, o “homem era o lobo do próprio homem”?
O homem possui por natureza agressividade e instinto de liberdade, ao abrir mãos desses aspectos, o homem consegue viver em comunidade. No estado de natureza, o elemento quetorna todos iguais é o medo do próximo. O medo é intermediador das relações humanas, este impõe limites. A sociedade acaba por ser regida por um acordo artificial, onde resulta-se um estado. Como afirma Rousseau, não há mais o sentido do homem viver naturalmente, onde uma guerra generalizada acabaria por exterminar a espécie humana. Assim conforme Hobbes, a paz entre os indivíduos é o melhor modo depreservação. A auto preservação humana é um instinto. Assim o homem, acaba por se submeter à uma lei moral. Cria-se um pacto, válido enquanto a vida não for ameaçada, tornando-se uma sociedade civilizada.

5.Qual foi a solução, conforme Hobbes, para dar fim a brutalidade da vida social primitiva?
Criou-se o chamado Estado "Monstro", que tinha a função de impor regras e limites para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade Direito E Controle Social
  • Sociedade, Direito e controle social
  • Questões sobre Homem, Sociedade e Direito
  • Direito e Sociedade Normas de controle social
  • Sociedade de Controle e Controle Social
  • Questões sobre A Sociedade em Rede
  • Questões sobre a sociedade moderna
  • Sociedade e controle social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!