Questôes de introdução

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2012
Questões para revisão
Capítulo 1
1) Por que os problemas econômicos fundamentais(o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
R= Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursosseriam ilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.

2) O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
R= Expressa à capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento o tempo. Trata-se de um conceito teórico como o qual se ilustra como aescassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre opções de produção.
3) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente foram o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona:
R= As famílias vendem a sua força de trabalho para as empresas e as empresas oferecem bens eserviços para as famílias, que gastam seus salários que volta para as empresas.
4) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção:
R= Bens de capital: são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. Ex: maquinas, equipamentos e instalações.
Bens de consumo: destinam-se diretamente ao atendimento dasnecessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis ou como não-duráveis.
Bens intermediários: são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo (insumo, matérias-primas e componentes).
Fatores de produção: chamados recursos de produção da economia, são constituídos pelos recursos humanos, terra, capital etecnologia.
5) A economia é uma ciência não-normativa. Explique.
R= Não. A economia é uma ciência social amparada por normas e regras do mercado, da econometria, de leis que regem comportamento das empresas e cidadãos perante a sociedade e o governo por tanto é normativa.

Questões para revisão
Capítulo 2
1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
R=Mercantilistas: metais preciosos.
Fisiocratas: consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (a terra), em atividades econômicas como lavoura, a pesca e a mineração.
2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
R= Adam Smith.
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo económico. Autor de "Uma investigaçãosobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

Smith ilustrou bem seupensamento ao afirmar "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto interesse".

Assim acreditava que a iniciativa privada deveria ser deixada agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria forçosamente não só à queda dopreço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.

Ele analisou a divisão do trabalho como um fator evolucionário poderoso a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest), é levado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões Introdução á economia
  • QUESTÕES DE INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
  • Questões
  • questões respondidas de introdução de engenharia
  • questoes de introdução ao hardware
  • Questões de Introdução ao Comércio Exterior
  • Questões introdução ao estudo do direito
  • Questões de introdução a economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!