Questão social

Páginas: 8 (1755 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

AILMA DE SOUZA SILVA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

DESIGUALDADE SOCIAL

Feira de Santana
2011

AILMA DE SOUZA SILVA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

DESIGUALDADE SOCIAL

Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Profª: Daniela Sikorski, Paulo Sérgio Aragão, SergioGoes Barboza, Giane Albiazzetti

Feira de Santana
2011

SUMÁRIO


ATIVIDADE 01 Desigualdades Sociais________________________________ 04
ATIVIDADE 02. O quadro geral das desigualdades sociais _______________
ATIVIDADE 03. Uma busca pelo poder público municipal no sentindo de combater as desigualdades sociaisl. _________________________________ 05

06CONCLUSÃO.__________________________________________________ 09
REFERÊNCIAS._________________________________________________ 10


DESIGUALDADES SOCIAIS

A produção e a origem das desigualdades sociais, estão bem fundamentadas nos conceitos teóricos de Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu na Alemanha em 5 de Maio de 1818. Marx influenciou e continua tendo influência decisiva nos campos de conhecimento daFilosofia,Economia, História, Política e Sociologia.
O filósofo afirma que o modo de produção capitalista com seu sistema de mais-valia, seja o maior responsável pelo surgimento das desigualdades sociais em todo o mundo e em todos os tempos.



ATIVIDADE 01

Karl Marx Concepção do pensador Exemplo encontrado atualmente que justifica a concepção
Desigualdades sociaisCapitalismo x Socialismo, luta de classes Exploração da mão-de-obra
Concepção de Estado e Governo Estrura e Infraestrutura O governo investe pesado no desenvolvimento da economia
A concepçãp das Leis para vida em sociedade Distribuição de renda O trabalhador vende seu maior bem, sua força de trabalho
O pensador aborda formas de enfrentamento das desigualdades sociais? Se sim,como? Divisãojusta do lucro entre patrão e empregado Reformas na economia, política e administração das esferas

ATIVIDADE 02

DESENVOLVIMENTO

Falar de desigualdades sociais é falar também de Questôes Sociais e consequentemente abranger outras áreas distintas cientificamente como: História, Filosofia, Política, Sociologia, Economia e tudo que se soma na contribuição na busca decompreensão e conhecimento do surgimento das desigualdades socias.
Pra alguns historiadores, as desigualdades sociais datam desde 494a.C durante a Civilização Romana, quando ocorreu a primeira greve social realizadas por plebeus ao se retirarem para o Monte Sagrado, uma elevação próxima à cidade, exigindo representeção política para que seus direitos fossemreconhecidos e respeitados.Cientificamente, as desigualdades sociais têm suas origens primordiais atreladas ao Capitalismo, sendo derivadas das transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa do século XIX, sendo consequ~encias da Revolução Industrial do século XVIII. Quanto maior fosse a capacidade de produzir riquezas pelo proletáriado, mais aumentevam as desigualdades sociais.Essas desigualdades são evidenciadas durante o Mercantilismo, fase que ficou conhecida como período de transição do Feudalismo para o Capitalismo.
As desigualdades sociais existem há centenas de anos em todo o mundo, varia de intensidade de acordo com cada período da história pertinente a cada região. Para melhor compreender, façamos uma ánalise do marco icicial, o Capitalismo,os burgueses investiam pouco para ter maiores lucros nas fábricas explorando a mão-de-obra por um baixo custo. Enquanto lucravam cada vez mais , o proletáriado empobrecia, vivendo às margens da sociedade e sem infraestrutura adequada, gerando assim, as desigualdades sociais.
As reflexões e conhecimento sobre as ações que desencadeiam as desigualdades sociais são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão social
  • Questão social
  • Questão social
  • Questão Social
  • Questao social
  • Questão Social
  • QUESTÃO SOCIAL
  • A questão Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!