Questão social

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 16 de março de 2013
DESCRIÇAO GERAL DE CAMPO
Histórico da instituição: origem, cultura organizacional, símbolos entre outros:
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos, indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento doconvívio-familiar é também “porta de entrada” dos usuários a rede de proteção social básicas do SUAS (Sistema Único da Assistência Social).
O Centro de Referência da Assistência Social desenvolve seu trabalho diretamente com famílias e indivíduos particulares em seu âmbito comunitário, de forma a orientar o convívio sociofamiliar e comunitário. Estes Centros exercem serviços de proteção socialbásica, coordenam e organizam a rede de serviços socioassistenciais da Política de Assistência Social.
Finalidades:
Tendo como o principal Serviço ofertado, à Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Cuja execução é obrigatória e exclusiva de caráter continuado, o mesmo consiste no desenvolvimento por meio de serviços, ações e projetos socioassistenciais que visa fortalecer proteçãoàs famílias, prevenindo o rompimento de vínculos com o propósito de garantir o acesso aos direitos sociais e a prevenção das situações de riscos, objetivando o desenvolvimento da qualidade de vida.
Objetivos:
A instituição tem o propósito de promover os acompanhamentos sócios assistenciais de famílias em determinados territórios; pontecializar família como unidade de referência fortalecendovínculos internos e externos de solidariedade; contribuir para o processo de autonomia emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo; desenvolver ações que envolvam diversos setores com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações e atuar de forma preventiva, evitando que as mesmas tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.
Demandasatendidas pela instituição:
- Bolsa Família: um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Como forma de garantir o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde.
- PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças eadolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos, o mesmo compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência, fortalecimento de vínculos e acompanhamento familiar.
-Projovem: tem por foco ofortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. Constitui-se, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços deProteção Social Especial do (SUAS) ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
- Beneficio de Prestação Continuada (BPC); é um beneficio da Assistência Social, integrante do (SUAS). Pago pelo governo federal e assegurado por lei, que permite a transferência mensal de um salário mínimo vigente ao idoso, com idade de 65 anos ou mais e à pessoa comdeficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de prover a própria manutenção, nem tê-la provida por sua família etc....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão social
  • Questão social
  • Questão Social
  • Questao social
  • Questão Social
  • QUESTÃO SOCIAL
  • A questão Social
  • questao social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!