Questão Social

Páginas: 9 (2208 palavras) Publicado: 31 de março de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

MARISE MONTEIRO














QUESTÃO SOCIAL




















Petrópolis
2013
MARISE MONTEIRO

















QUESTÃO SOCIAL







Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Interdisciplina]:Sociologia, Ciência Política, Filosofia, Metodologia Científica e FHTM do Serviço Social II.



Orientador: Prof. (s): Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezzi.










Petrópolis
2013
SUMÁRIO












INTRODUÇÃO:
O termo “Questão Social” tem atravessado a história assumindo renovados conceitos e tem sido analisado porpensadores, analistas sociais e cientistas políticos, os quais nem sempre chegam a um ponto de concordância quanto ao seu significado e importância. Como objeto principal do trabalho do Assistente Social, a questão social é vista sempre numa perspectiva contemporânea sem, porém, desprezar os acontecimentos passados. As constantes transformações (aparentemente, diga-se de passagem) da relaçãocapital-trabalho, as novas roupagens dos sistemas políticos de cada geração, fazem emergir novas expressões da questão social.
O presente trabalho se propõe a analisar o percurso histórico da questão social, como a sociedade brasileira tem lidado com as expressões da mesma na época atual, bem como o seu impacto na juventude.
Em tempos de internet, redes sociais e comunicaçãoinstântanea, é preciso acender a luz da reflexão e debate sobre esse assunto e suas consequências.







Fatos históricos da Questão Social
Com o advento irreversível da Revolução Industrial, onde a mecanização do trabalho produziu uma cisão imensurável entre os detentores do capital e os que ofereciam a força de trabalho. O proletariado foi submetido a um estadodesumano de pauperização e exploração, algo inédito na história. Surge assim a questão social. As cidades, as estruturas sociais da época, não tinham como absorver o grande contingente de pessoas que chegavam em busca de trabalho nas fábricas. Havia um novo contexto social com o advento do capitalismo, que crescia e se expandia a despeito das consequências que iam ficando pelo caminho.Em seu livro, Identidade e Alienação, Martinelli (2003, p.154) dá uma ideia do cenário da época:
A sociedade europeia do final do século XIX era a do capitalismo constituído, abrigando a burguesia e o proletariado como classes sociais antagônicas, além de abrigar um grande contingente de pobres produzidos pela própria acumulação capitalista. Tratava-se assim, de uma organização societária quenão só fora engendrada de modo violento e doloroso, nutrindo-se da decadência da ordem feudal, como também alimentava cotidianamente formas brutais de exploração do trabalhador, de violência aos pobres.
A questão social emerge, a burguesia não se interessa, os trabalhadores, por sua vez se organizam como classe e cobram soluções, e o que se evidencia desde então, são intervençõesmaquiadoras da realidade. Nesse cenário, com o fato palpável da questão social, surge o Serviço Social. Apesar das tentativas de controle e alienação, o serviço social têm se mostrado dinâmico em sua evolução e, assumido cada vez mais, a postura de defesa da classe antagônica à burguesia.
A Questão Social no Brasil: Ontem e Hoje.
É um processo tardio, por causa do sistemacolonial cujo foco era a monocultura e o trabalho escravo. A questão social aparece no século XIX através de lutas por melhores condições de vida e de trabalho, é considerada como o elemento principal nos movimentos sociais. O Estado começa a reconhecer, ainda que lentamente, que a questão social existe, e fato real. De acordo com Cerqueira Filho (1982) a questão social é evidente no Brasil já no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão social
  • Questão social
  • Questão social
  • Questao social
  • Questão Social
  • QUESTÃO SOCIAL
  • A questão Social
  • questao social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!