Questão social

Páginas: 12 (2942 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
A QUESTÃO SOCIAL COMO UM DESAFIO HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL Myrian Veras Baptista - 2009

O pensamento é apenas um aspecto parcial de uma realidade menos abstrata: o homem inteiro. Lucien Goldmann

Os fatos sociais configuram realidades complexas: são sínteses de muitas determinações, unidades do diverso (Marx, 1974: 116) e suas apreensões nunca se completam em definitivo. São muitos osângulos, são muitas as situações que, por sinalizarem um processo histórico, são significativos para sua compreensão e explicação. É nessa perspectiva que esta minha fala deve ser vista: como um contributo para o estudo da gênese e da estruturação do serviço social no Brasil - o que vou trazer para vocês é a minha leitura dos fatos e situações que engendraram essa história e do protagonismo assumidopelos sujeitos que a vivenciaram1, notadamente em uma de suas regiões pioneiras, o Estado de São Paulo.

Assumo como ponto de partida para essa minha reflexão a idéia de que, na estrutura do serviço social brasileiro como profissão, sempre esteve presente o desafio do enfrentamento das expressões da questão social gestadas pelo capitalismo, o que fez com que seus profissionais parametrassemsuas
1

A acentuação em negrito de algumas de suas falas são de responsabilidade da autora do presente texto.

intervenções na relação capital-trabalho. Evaldo A.Vieira tem sobre esse aspecto uma posição assemelhada à que eu expresso aqui. É dele a consideração seguinte: a questão social foi uma base sólida na constituição e consolidação do serviço social, uma vez que tem sido sempre seu eixode reflexão e a expressão de sua particularidade2.

Helena Iraci Junqueira, uma das pioneiras da profissão esclarece em depoimento (1983:16) que o serviço social originouse de um movimento dentro da Igreja [católica] (…) de uma prática concreta, de uma posição de vanguarda (...) voltando-se para a formação de profissionais para a atuação sobre os problemas sociais que se colocavam na época. Elecomeçou com ímpeto de renovação, de estudo, de posicionamento avançado para a época. Em outro momento, em depoimento (Lima, 1982:75),

H.Y.Junqueira situa as razões de sua escolha do serviço social como profissão: ... eu estava engajada no movimento de Ação Católica. Esse movimento, em São Paulo, despertara, desde o início um sentido profundamente social nos seus membros (…) Tínhamos umagrande preocupação pela justiça social.(…) quando tive conhecimento da fundação da Escola de Serviço Social, me empolguei com a idéia de que poderia ter uma profissão que iria servir à implantação da justiça social.

2

Evaldo Amaro Vieira, em debate sobre o serviço social entre os professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUCSP -2006.

O primeiro número da revistaServiço Social, editado em 19393,dizia em sua apresentação: O Serviço Social tem por

finalidade primária orientar as obras sociais e desnudar à sociedade os seus problemas, interessando-as neles, a fim de que, com maiores recursos, possamos enfrentá-los. Visa também despertar a consciência de classe dos trabalhadores, a consciência de classe dos trabalhadores sociais, estabelecer contacto entreeles, a fim de formar e criar um bloco cuja ação se caracterize pela unidade, pela visão...

É nesse sentido que tomo como eixo empírico para análise da profissão no Brasil, o peso específico atribuído por seus profissionais à sua participação política, nos diferentes momentos de sua história (embora neste texto me concentre apenas nas primeiras décadas), tendo clareza que os enfrentamentosque assumiram não se deram de forma homogênea nas diferentes conjunturas vividas nesses 70 anos da profissão, afinal o que é o serviço social? Não é algo solto no espaço, como um dado objetivo, não; é nossa vivência concreta como assistentes sociais, é nossa atuação... E nessa atuação eu posso distinguir, mas jamais separar, a intencionalidade do resultado. (Cortez, 1983:30).

O serviço social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão social
  • Questão social
  • Questão social
  • Questão Social
  • Questao social
  • Questão Social
  • QUESTÃO SOCIAL
  • A questão Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!