Questão social

Páginas: 2 (419 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
1. Nome do entrevistado: Miguel Vicente Magalhães

2. Grau de Parentesco: Pai da Aluna Samara Brito Magalhães.

3. Data de Nascimento, Idade e Profissão: 10/12/1948, 62 anos, 1º Tabelião daCidade de Mucambo – CE.

4. Cidade onde nasceu e cidade onde mora: Nasceu em Ibiapina – CE e reside em Mucambo – CE

5. Como era o Governo naquela época? Quem era o Presidente?
Lembro-me bem que oPresidente da República no ano de 1969 à 1974 era o General Emílio Garrastazu Médici ( mais conhecido como General Médici). Entre 1969 e 1973, a economia brasileira registrou taxas de crescimento quevariavam entre 7 e 13 por cento ao ano. O setor industrial se expandia e as exportações agrícolas aumentaram significativamente gerando milhões de novos postos de trabalho. A oferta de empregoaumentou de tal modo que os setores industriais mais dinâmicos concorriam na contratação de trabalhadores assalariados, esse período ficou conhecido como “Milagre Econômico”.
O "milagre econômico" teve umcusto social e econômico altíssimo para o país. A brutal concentração da renda impediu que as camadas populares melhorassem sua condição de vida. As desigualdades sociais e a pobreza aumentaramneste período.

6. Como era a questão do trabalho naquela época? Todos possuíam trabalho? Quais eram as profissões mais comuns? E que tipo de direitos possuíam os trabalhadores?
As maiorias dasfamílias viviam da agricultura e as minorias já trabalhavam de carteira assinada. As profissões mais comuns eram agricultores e comerciantes. Os que possuíam carteira assinada já tinham os mesmo direito quetem atualmente, já os agricultores não tinham nenhum direito do Governo.

7. Como era a questão da educação? Todos tinham acesso à escola? Por que muitas pessoas não iam pra escola?
Nem todostinham acesso à escola, muitos pais contratavam professores particulares para seus filhos estudarem em casa mesmo. Não existia transporte escolar, somente filhos de pessoas ricas estudavam em escolas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão social
  • Questão social
  • Questão social
  • Questão Social
  • Questao social
  • Questão Social
  • QUESTÃO SOCIAL
  • A questão Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!