Questão social e o capitslismo

Páginas: 3 (544 palavras) Publicado: 26 de junho de 2012
A QUESTÃO SOCIAL NO CAPITALISMO
Marilda Villela Iamamoto
"a premisa é de a analise da questão social é indissociavel das configurações assumidas pelo trabalho e encontra-se necessáriamente situadaem uma arena de disputas situadas entre projetos societários, informados por distintos interesses de clase, acerca de concepções e propostas para a condução das politicas economicas e sociais. (IAMAMOTO, 2000, p.10)
Segundo Iamamoto a questão social é indissociavel do capitalismo, pois o projeto capitalista é individualista, preocupando-se basicamente com a acumulação de renda e riquezas, semse importar muito com as condições das classes subalternas.
Sendo o capitalismo um sistema de acumulação e de exploração da força de trabalho humana, que produz e faz-se consumir, gera o aumento dapobreza, pois a renda renda fica concentrada nas mãos de poucos, enquanto o "muito" da sociedade é explorado gerando riquezas.
Iamamoto se mostra contra o capitalismo e a exploração do serviço,declara também sua indgnação com o governo brasileiro da época, que estava regredindo em relação aos direitos conquistados pela sociedade, e com o "tal" do neoliberalismo deixou sua resposabilidade de ladocedendo lugar para o terceiro setor. O governo da época deixou a assistencia social da época nas mãos das Ong´s e da caridade religiosa, tornando a assistencia como uma ajuda e não como um direito.POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL: EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL
Maria Carmelita Yazbek
segundo o texto Yazbek defende que a questão social é um elemento central na relação entre profissão erealidade, e complementa que a questão social é uma referência para a ação profissional.
Yazbek coloca em questão a apropiação da riqueza social, que é produzida por todos e usufruida por alguns. sendocausas dessa apropiação a pobreza, a exclusão e a subalternidade.
"São produtos dessas relações, que produzem e reproduzem a desigualdade no plano social, politico, economico e cultural, definindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questao social
  • Questão social
  • Questão social
  • Questão social
  • Questão Social
  • Questao social
  • Questão Social
  • QUESTÃO SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!