Questão social no brasil

Páginas: 13 (3216 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL

I – INTRODUÇÃO

As principais questões, que se acredita que na teoria apresentada possa contribuir para explicar de forma mais satisfatória, são a seguir apresentadas.
Neste pequeno texto traçaremos superficialmente a ligação entre as conquistas, a exclusão social, as questões socias, as desigualdades existente em nosso Brasil, tanto naárea da educação, da saúde, da habitação, ,da exploração de menores e outras mazelas que existe no nosso País.
Também falaremos da questão social, gerada pela crise do feudalismo em contradição com o capitalismo e a burguesia, a Revolução Indústrial.
Essas questões sociais, que são implantadas pelo poder público, em contradição com a classe operária em geral, que poderiamser capacitadas, e que vem gerando toda desigualdade, uma política econômica para gerar empregos que possa favorecer a todos os trabalhadores, principalmete as camadas mais pobres.
A promulgação da Constituição Brasileira de 1988 deu ao cidadão todo o seu direito referente às questões sociais, das políticas públicas e dos programas sociais, como bolsa família, na questão da saúde, dehabitação, emprego, educação, assistência e previdência.
A questão social teve seu inicio no meado do século XIX, das suas conjunturas dos enfrentamentos, das suas conquistas e da exploração em que a população foi imposta pelos sistemas capitalista.

II - DESENVOLVIMENTO

Karl Marx nascido de família que pertencia à classe média, a mãe, judia holandesa e seu paiexcelente advogado em serviço público. Tendo iniciado o direito em Bohn, acabou transferindo-se para Berlim, universidade onde Hegel, recém falecido, fora Reitor. Doutorou-se em Jena, com tese do materialismo de Epícuro e Demócrito, busca dialogar com o idealismo hegeliano. Na verdade, Marx parte da dialética hegeliana, colocando-se no lugar da idéia que dava o impulso inicial no pêndulo.Para Karl Heinrich Marx (Tréveris, 05 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883), um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia do século XIX, é a matéria e não as idéias que transformam e determinam a realidade. Ele prezava muito, as formas como os homens se organizavam e se relacionavam para trabalhar sobre o mundo, e prover suas necessidades materiais em busca de suareprodução e sobrevivência, o que seria determinante. Para Marx, era este trabalho que acabava por legitimar a desigualdade.
Dentro de uma sociedade onde prevalecia o capitalismo, Marx discutia o conceito de capital, motor de origem da sociedade capitalista e forma de uso corrente, para indicar uma referência ao dinheiro. Ele criticava o Capitalismo dizendo que o capital surgeda relação social estabelecida entre o capitalista e o trabalhador, em que se obtém dinheiro com o trabalho não pago, ou seja, é uma relação de classes em que destacam-se as diferenças, as desigualdades e as contradições , o que torna o conflito inerente à existência das classes sociais. E é exatamente nesta relação de poder que a exploração e a dominação estão inseridas.A lógica do capital na visão de Marx é a de que o dinheiro se converta capital e cresça (o que só ocorre com a exploração do trabalho alheio), ou seja, o dinheiro só se transforma em capital quando ele consegue se valorizar. Por isso, o que é inerente ao capital é satisfazer sua fome de lucro e não se preocupar em produzir para satisfazer as necessidades humanas.

Karl Marxacreditava na necessidade de emancipação do pensamento humano para que a realidade concreta a partir das relações sociais de produção e do fetichismo pudessem ser compreendidas.

Conduzido pela Teoria do fetichismo, Marx considerava como fetichismo das mercadorias a atribuição de valores que não são próprios a estas mercadorias.

Marx centrou no estudo das relações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão social no brasil
  • Questão social no brasil
  • Resenha Questão social do Brasil
  • Questão social no brasil
  • A questão social no brasil
  • Questao social no brasil
  • Questão social no brasil
  • Questão social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!