Questão Social no Brasil x Tempos Modernos

Páginas: 5 (1248 palavras) Publicado: 11 de março de 2014
Questão Social no Brasil x “Tempos Modernos”
“O Assistente Social convive cotidianamente com as mais amplas expressões da questão social, matéria prima de seu trabalho. Confronta-se com as manifestações mais dramáticas dos processos da questão social no nível dos indivíduos sociais, seja em sua vida individual ou coletiva” (ABESS/CEDEPSS, 1996, p. 154-5).

O complexo da questão social é umdesafio histórico estrutural, que resulta das contradições concretas entre capital e trabalho, a partir do moderno processo de industrialização capitalista, tendo com determinantes o empobrecimento da classe trabalhadora, a consciência dessa classe e a luta dessa classe contra seus opressores, a classe dominante.
A questão social destaca-se no século XIX após as grandes transformações econômicas,sociais e políticas estimulada pelo processo de industrialização na Europa, onde o desenvolvimento crescia na mesma proporção que o pauperismo, neste momento houve um despertar por parte da classe trabalhadora de sua condição de exploração.
A questão social tem sua origem na Revolução Industrial, quando o trabalho do artesão é substituído pelo trabalho mecanizado, pela produção capitalista, pelosurgimento do operariado e da burguesia industrial.
No filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, podemos observar como é retratado um mundo capitalista, onde a vida do operário é regida pelo relógio e seu trabalho é impessoal e massificador. E notório que a questão social esta atrelada aos conflitos entre o capital e o trabalho.
A “expressão questão social”, tem um histórico recente, começoua ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma maneira que aumentava a produção”, segundo Netto(2001 P.42).
No Brasil o “despertar” para a questão social, foi um processo tardio. Aconteceu com a colonização, onde o sistema era baseado no trabalhoescravo, na monocultura agrícola e no latifúndio de exploração, como nos dias atuais, submissos aos grandes centros da economia mundial.
Durante quase toda a Primeira República a questão social foi considerada no Brasil como "caso de polícia". Desde a década de 1910, entretanto, enquanto o processo de industrialização se acelerava, o movimento operário procurava obter dos empresários e dos políticosalgum tipo de proteção ao trabalho que levasse à criação de uma legislação social no país. Foi só a partir de 1930, no entanto, que essa legislação passou a ser realmente implementada, tanto na área trabalhista quanto na previdenciária. Na década de 30 o Estado começa a admitir que a questão social pode ser tratada como um problema política, porém vários aspectos ainda são tratados com repressãopolicial.
Em meados da década de 30, quando surge o Serviço Social, registra-se um aumento do processo de industrialização e um impulso em direção ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Antes de 1930, embora a concentração do proletariado fosse inicial, a questão social já se mostrava presente. As condições de trabalho eram precárias e o estado de tensão era permanente porfalta de uma legislação trabalhista.
A concentração da renda, aumento de desigualdades sociais, ampliação das tensões nas relações de trabalho, intensificando as questões sociais.
Com o incentivo do processo de industrialização, os movimentos operários começaram a surgir no país. Sinais de descontentamento e frustração ficaram evidentes na classe média e dos grupos de intelectuais. O presidentena ocasião, para conseguir adesão e consenso dos trabalhadores, estabeleceu um série de medidas de política social de caráter preventivo.Ele estabeleceu um política de compromissos e conciliações entre os grupos dominantes, as camadas médias e os trabalhadores, que sustentavam a ideologia da “paz social”, que deu apoio à expansão do capitalismo no Brasil. A questão social, era vista antes como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tempos modernos e a questão social no brasil
  • Tempos modernos – charles chaplin questão social no brasil
  • Pobreza e cidadania: figurações da questão social no brasil moderno.
  • Tempos modernos e o texto s.social e assistencia social no brasil
  • Tempos Modernos x Samsara
  • Metropolis X Tempos Modernos
  • "Tempos modernos" x hoje
  • Tempos modernos e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!