Questão sanitária e ambiental, em torno da área do córrego do barbado do bairro bela vista no municipio de cuiabá -mt

Páginas: 13 (3060 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2013
Rafael Leite Brandão Laranja

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, Graduando em Tecnologia de Gestão Ambiental, Bolsista do CNPQ.

Alyne Leite Brandão Laranja; Fernanda Damasceno, Fernanda Cristina Damasceno; Maria Ubaldina Costa Sanches; Mariane Xavier Duarte

Email do Autor Principal: rafalaranja90@gmail.com

RESUMO

O presente artigo expõe umestudo sanitário/ambiental e social em torno da bacia do córrego do Barbado no bairro Bela Vista, no município de Cuiabá – MT. Iniciou-se esta pesquisa a partir da disciplina de Química Orgânica, do curso de Gestão Ambiental, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo do estudo é promover uma análise da área estudada investigando as condições sociais e ambientais, enfocando osaneamento. Foram feitos trabalhos de campo para observação, identificação dos principais problemas locais, através de entrevistas com a população ribeirinha e aplicação de questionário. Pode-se então levantar dados que favoreceram a compreensão da área. Observa-se que apesar da crescente discussão sobre questões ligadas à disponibilidade de água, coleta de lixo, tipos de doenças, captação etratamento de esgoto, no córrego do Barbado, esta preocupação parece não ser a primeira na ordem de importância. Com isso, levantaram-se vários questionamentos que podem ser consideradas alguns dos fatores para o desequilíbrio sanitário/ambiental desta região.

PALAVRAS-CHAVE: estudo Sanitário/ambiental; córrego do barbado; condições sociais.

INTRODUÇÃO

O Bairro Bela Vista está localizado naporção leste do municio de Cuiabá, atualmente possui uma população de 17.367 (dezessete mil trezentos e sessenta e sete mil habitantes), abrangendo áreas como Carumbé, residencial Santa Inês, Dom Bosco, Campo Verde, São Roque, residencial São Carlos e Condomínio Planalto. (Secretaria Municipal de Saúde, 2008)

A região do Bela Vista está situado ao lado do Parque Massairo Okamura, que foi criadocom a finalidade de preservar a nascente do córrego do barbado além de manter a vegetação ciliar que protege as cabeceiras do Córrego.

Porém, o que se vê é uma invasão consentida pelo setor privado que utiliza as áreas de cabeceiras para construções, provocando seu soterramento e assoreamento. Pode ser observado que a uns 50 metros da cabeceira da nascente uma nova construção está sendorealizada, ignorando completamente a nascente de cursos d´água que não se caracteriza como manancial de abastecimento, porém, é um afluente e abastece o recurso hídrico da cidade que é o Rio Cuiabá.

Grande parte dos estudos feitos sobre a situação da microbacia do Barbado eram e são realizados pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em localidades em que o córrego do barbado abrange regiõespróximas a esta instituição. Com a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista, onde se tem nas proximidades a nascente deste córrego, a motivação de se conhecer a real situação Sanitária e Ambiental da população desta região, deu-se através de estudos e pesquisas direcionadas aos moradores.

O problema relacionado ao abastecimento equalidade das águas, captação e tratamento de efluentes, coleta seletiva do lixo e as possíveis doenças provenientes do manejo inadequado de algum desses recursos, podem trazer consequências negativas e até irreversíveis a saúde humana.

Portanto, o objetivo desse artigo é proporcionar e estender conhecimentos sobre o córrego do barbado em torno do bairro bela vista, permitindo uma análise ecompreensão maior sobre a qualidade sanitária/ambiental da população.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os rios tiveram importante papel na formação das cidades brasileiras. Através dos rios novos territórios foram descobertos e cidades foram fundadas. Cuiabá, cidade colonial fundada em 1719, surgiu entre os Rios Cuiabá e Coxipó, em uma região delineada pela presença de córregos, nascentes, rios e várzeas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo da canalização e dimensionamento de bacia de detenção no córrego do barbado, cuiabá-mt
  • EFLUXO DE CO2 NOTURNO DO SOLO EM AREA DE CERRADO NO MUNICIPIO DE CUIABA MT
  • AVALIAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL DE CEMITÉRIOS DE CUIABÁ
  • História do Bairro Porto em Cuiabá/MT
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana no município de rio branco
  • Gestão Urbana do Bairro CPA II
  • O processo de urbanização do Bairro Morada da Serra
  • Bairro jardim bela vista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!