Questão marroquina

Páginas: 5 (1110 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
1 - Questão Marroquina
As disputas imperialistas sobre o norte da África resultaram na Convenção de Madrid, em 1880, que definiu uma “política de porta aberta” para o Marrocos, regulando os direitos de exploração da região para os franceses, alemães e britânicos. Entretanto, as ambições francesas e alemãs sobre esse território acabaram gerando uma acirrada disputa, tornando mais intensas asrivalidades entre os dois países iniciadas com a Guerra Franco-Prussiana (1870).
Em 1904, França e Inglaterra firmaram um acordo pelo qual os franceses reconheciam os interesses ingleses no Egito e, em contrapartida, recebiam o apoio inglês para a dominação francesa sobre o Marrocos, dificultando, assim, a ação dos alemães nesse país. Em 1905, entretanto, o kaiser Guilherme II desembarcou emTânger, criando um impasse ao prometer preservar a independência do Marrocos.
A crise do Marrocos foi resolvida em 1906, na Conferência de Algeciras, na qual se confirmou a “política de porta aberta” aos franceses e alemães, porém com vantagens para os franceses, a exemplo da divisão do controle da política do país com a Espanha.
Em tal situação, o sultão do Marrocos subordinou-se ao domíniofrancês, que o auxiliava nos enfrentamentos dos chefes tribais rivais e das rebeliões muçulmanas. Afora os colonizadores novas crises entre imperialistas ocorreram em 1908, em Casablanca, e, em 1911, em Agadir, sendo solucionadas pela cessão do Congo francês à Alemanha, que em troca, abandonava suas pretensões sobre o Marrocos. Mesmo assim, permaneceu o descontentamento, pois os alemães considerarampequena a compensação recebida, e os franceses ficaram inconformados por cederem uma área colonial.

2- Rivalidades entre Inglaterra e Alemanha
Durante a metade do século XIX, as nações imperialistas dominaram povos e territórios em diversas partes do mundo. Assim, em poucas décadas, acumularam riquezas e aumentaram muito sua capacidade de produzir mercadorias. Da disputa por mercadosconsumidores entre essas nações nasceu a rivalidade. E desta, a Primeira Guerra Mundial. Além da disputa por mercados, existiram também outras razões para a eclosão da guerra. Abaixo, as mais importantes:
A rivalidade anglo-alemã: A origem dessa rivalidade entre a Inglaterra e a Alemanha foi a competição industrial e comercial. Em apenas três décadas, a contar de sua unificação, a Alemanha tornou-se umagrande potência industrial. Os produtos de suas fábricas tornaram-se mundialmente conhecidos, inclusive com enorme aceitação no mercado inglês. Fortalecida, a Alemanha passou a pressionar para que houvesse uma nova repartição do mundo colonial. A Inglaterra, por sua, vez, mostrava disposição em manter suas conquistas a qualquer custo. A rivalidade franco-alemã: Na França, o antigermanismo tambémera muito forte, devido à derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana e à perda da Alsácia e da Lorena para a Alemanha. A rivalidade austro-russa: A Rússia desejava dominar o Império Turco-Otamano, a fim de obter uma saída para o mar Mediterrâneo, e, também, controlar a península Balcânica. Para justificar esse expansionismo, criou o pan-eslavismo movimente político segundo o qual a Rússia tinhao "direito" de defender e proteger as pequenas nações eslavas da península Balcânica. O nacionalismo da Sérvia: A Sérvia era uma pequena nação eslava independente, situada na região dos Bálcãs, que almejava libertar e unificar os territórios habitados pelos povos eslavos desta região. Opondo-se aos austríacos e aos turcos, a Sérvia aproximou-se cada vez mais da Rússia, que comprometeu-se aapoiá-la e a protegê-la militarmente. Quando, em 1908, a Áustria ocupou a Bósnia-Herzegovina, a Sérvia passou a conspirar abertamente contra a Áustria.


3 - Questão Balcânica
No continente europeu, um dos principais focos de atrito entre as potências era a Península Balcânica , onde se chocavam o nacionalismo da Sérvia e o expansionismo da Áustria. Em 1908, a Áustria anexou a região da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • questao
  • questão
  • questão.
  • Questão
  • Questão
  • Questão
  • questao
  • Questão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!