Questão de fundamentos das ciências sociais

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 15 de maio de 2011
Atividade para as aulas 19 e 20
Em trio, responder e entregar as questões abaixo:
Compreensão do texto
1) Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da Sociologia?
A Sociologia deveria se preocupar em explicar a sociedade, encontrar soluções para vida social, comparar as sociedades e proceder a classificação das espécies sociais.
2) Como o texto descreve fato social, segundo avisão de Durkheim?
São 3 as características básicas que distinguem os fatos sociais:
Coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Essa coerção social, é garantida por instrumentos de controle denominados “ “Sanções”- estas se apresentam de duas formas: sanções legais esanções espontâneas.
Legais: apresentam sob forma de lei e seu descumprimento resulta em repreensão por parte da sociedade a qual punirá seu transgressor. Ex: multa, prisão, etc.
Espontâneas: caracterizam-se pela adoção de conduta inapta ou rejeitada pela estrutura social. O indivíduo é punido socialmente por meio de ações espontâneas rejeitando explicitamente o comportamento inadequado. Ex: vaia,humilhação, etc.
Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exterior ao indivíduo. Mesmo antes do indivíduo nascer, a sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe é naturalmente imposta através de mecanismos de coerção. Ex: educação.
Generalidade: é social todo fato que é geral, que ocorre emalgum setor significativo de uma sociedade ou em distintas sociedades, em um determinado momento histórico ou ao longo do tempo. Durkheim afirmava que um fato é geral quando se repete em toda a extensão da sociedade ou entre a maioria dos indivíduos que a compõem. Os fatos são comuns aos grupos, portanto coletivos e podem ser representados pelas formas de comunicação, linguagem, formas de habitação,sentimentos, valores éticos, estéticos e morais.
3) Quais eram os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
Em primeiro lugar recomenda tratar o fato como “coisa”, submetendo-o a um exaustivo questionamento para verificar a sua validade como fato social; o cientista deve afastar-se da subjetividade e prenoções, enfocando comobjetividade o fato, buscando o afastamento em relação a qualquer opinião existente.

4) Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?
É a passagem das sociedades de solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, ou seja, das formas tradicionais de vida para outras em que o costume, tradição e consciência coletiva são menos presentes e menos importantes.
5) Durkheim emAs regras do método sociológico afirma:
“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica.”
Que características da escola positiva podemos encontrar nesse texto?
Como os positivistas, Durkheim procura ver nassociedades manifestações de um organismo em evolução. Os conceitos de espécie, organismo, unidade anatômica demonstram a influência das ciências “biológicas” sobre sua teoria.
6) Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim em As regras do método sociológico afirma:
“O sentimento é objeto da ciência, não é crítico de verdade cientifica”.
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve seguiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?
Não. Para Durkheim os sentimentos individuais, as opiniões, sentimentos apenas atrapalham a apreensão da realidade.
7) Afirmamos que Durkheim considerava a educação, formal e informal, como elemento importante de integração entre os indivíduos à sociedade. Vocês concordam com essa posição? Argumentem.
Não só para Durkheim mas para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A questão social e a necessidade de uma ciência social
  • A questão social e a necessidade de uma ciência social.
  • A QUESTAO SOCIAL E A NECESSIDADE DE UMA CIENCIA SOCIAL
  • A questao social e a necessidade de uma ciencia social
  • FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
  • Apanhado de Fundamento das Ciências Sociais
  • Fundamentos das ciencias sociais
  • FUNDAMENTOS DA CIENCIAS SOCIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!