Questão christie

Páginas: 4 (790 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
Questão Christie
Em 1862[->0], três arruaceiros foram presos no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Ao serem detidos, foram identificados como marinheiros britânicos e, devido à relação entreInglaterra e Brasil, os marinheiros foram liberados. Mesmo assim, o embaixador inglês no Brasil, William Dougal Christie[->1], exigiu que o Império indenizasse a Inglaterra pela constrangedora prisãoda carga do navio inglês Prince of Wales, saqueado próximo da província do Rio Grande do Sul, a demissão dos policiais que detiveram os marinheiros britânicos e um pedido oficial de desculpas doimperador à coroa britânica.
No ano seguinte, como o Brasil não cedera às pressões, navios britânicos bloquearam o porto do Rio de Janeiro[->2] e apreenderam cinco navios ancorados. D. Pedro II,sofrendo pressão popular, tentou uma saída diplomática, chamando o rei Leopoldo I da Bélgica[->3] para conduzir uma arbitragem imparcial. Leopoldo I favoreceu o Brasil e, como a Inglaterra negou-se a pedirdesculpas, o imperador cortou relações diplomáticas com a Inglaterra, no mesmo ano de 1863[->4]. A Inglaterra apenas desculpou-se em 1865[->5], quando mostrou apoio ao Brasil na Guerra do Paraguai.A vitória do governo na disputa acabou por fortalecer a imagem do Brasil no exterior, pois o Brasil ainda tinha 40 anos de existência, e temia não ter reconhecimento junto aos países europeus. Osoutros países da América do Sul passavam por problemas parecidos. O Brasil aceitou pagar a indenização da carga roubada mas rompeu relações diplomaticas com a Inglaterra, só retornadas em 1865.
Aestrutura política
Dom Pedro II conseguiu criar uma máquina eficiente para direção do Brasil, baseada na troca de favores,fato este que pode ser considerado admissível na política,mas que fez aMonarquia durar somente enquanto o apoio da sua elite econômica durou. Como a elite agrária detinha o poder do Brasil no século XIX, Dom Pedro II sempre governou aliando-se a eles, realizando favores (como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão Christie
  • Agatha christie
  • Agatha Christie
  • Ágata Christie
  • Agatha christie
  • questao
  • questão
  • questão.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!