Questão social e o capitslismo

544 palavras 3 páginas
A QUESTÃO SOCIAL NO CAPITALISMO
Marilda Villela Iamamoto
"a premisa é de a analise da questão social é indissociavel das configurações assumidas pelo trabalho e encontra-se necessáriamente situada em uma arena de disputas situadas entre projetos societários, informados por distintos interesses de clase, acerca de concepções e propostas para a condução das politicas economicas e sociais. ( IAMAMOTO, 2000, p.10) Segundo Iamamoto a questão social é indissociavel do capitalismo, pois o projeto capitalista é individualista, preocupando-se basicamente com a acumulação de renda e riquezas, sem se importar muito com as condições das classes subalternas. Sendo o capitalismo um sistema de acumulação e de exploração da força de trabalho humana, que produz e faz-se consumir, gera o aumento da pobreza, pois a renda renda fica concentrada nas mãos de poucos, enquanto o "muito" da sociedade é explorado gerando riquezas. Iamamoto se mostra contra o capitalismo e a exploração do serviço, declara também sua indgnação com o governo brasileiro da época, que estava regredindo em relação aos direitos conquistados pela sociedade, e com o "tal" do neoliberalismo deixou sua resposabilidade de lado cedendo lugar para o terceiro setor. O governo da época deixou a assistencia social da época nas mãos das Ong´s e da caridade religiosa, tornando a assistencia como uma ajuda e não como um direito.

POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL: EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL
Maria Carmelita Yazbek segundo o texto Yazbek defende que a questão social é um elemento central na relação entre profissão e realidade, e complementa que a questão social é uma referência para a ação profissional.
Yazbek coloca em questão a apropiação da riqueza social, que é produzida por todos e usufruida por alguns. sendo causas dessa apropiação a pobreza, a exclusão e a subalternidade.
"São produtos dessas relações, que produzem e reproduzem a desigualdade no plano social, politico, economico e cultural, definindo

Relacionados