quero respostas

Páginas: 2 (321 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
17. Diferente no sentido de personalidade. Ele era considerado gordo, letárgico e bonachão, já ela era vivaz, hiperativa e falante.

Segundo o historiador Luís Felipe, citado peloautor, havia muitos funcionários exercendo funções relacionadas à Coroa, a verba paga a eles era retirada do tesouro real do Rio de Janeiro. A corte, de acordo com o autor, eraesbanjadora, possuía uma grande demanda e devido o seu elevado consumo, provocou a escassez de galinha no mercado. Segundo os moradores da cidade, os funcionários da realeza passaram avendê-las cobrando um preço muito elevado. D. João viveu no Brasil treze anos e durante esse período o déficit crescia sem parar, em 1821 o buraco no orçamento foi enorme, mesmo assim a cortecontinuava a bancar “todo mundo”.

A primeira solução para garantir dinheiro foi o empréstimo da Inglaterra, outra medida também insustentável foi à criação de um banco estatal parapôr dinheiro em circulação esse, portanto, foi o primeiro Banco do Brasil. Estabeleceu-se assim, uma

relação entre a monarquia e a linhagem de negociantes como escreve o autor “aCoroa estabeleceu uma política de toma lá dá cá” (Cf. GOMES, 2007, p. 191). Os acionistas do banco eram contemplados pela coroa com títulos de nobreza, cargos de deputados do Real juntoao comércio entre outros privilégios, por outro lado, o príncipe regente emitia papel-moeda a sua disposição, mas em 1820 o banco já estava em ruína.

Para piorar a situação D. JoãoVI ao retornar para Portugal levou as barras de ouro e os diamantes dos cofres do banco. Essa instituição encerrou em 1829 e só foi recriado em 1853 no governo do imperador Pedro II.Através de dois personagens – Joaquim Azevedo e Targine – que enriqueceram com a corrupção, o autor relata que ambos causaram a celebração da roubalheira entre os cariocas
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quero resposta
  • Quero respostas
  • Quero respostas
  • Quero respostas '
  • Quero só respostas
  • quero saber a respostas
  • só quero ler a resposta de
  • desenvolvimento de que quero as respostas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!