QUERENDOTRABALHO

1143 palavras 5 páginas
ESTUDOS CULTURAIS – O PENSAMENTO DE CANCLINI
Grupo: Adrielle Machado, Caio Leal, Danilo Filgueiras, Elisa Reis, Lorena Miranda e Stephanie Ribeiro.
O autor:
Nestor García Canclini é um antropólogo contemporâneo. Nascido em La Plata, na Argentina, em 1939.
Estudou Filosofia na Argentina e concluiu seu doutorada em Paris no ano de 1978. Autor de diversas obras, a qual a mais importante para nós da equipe, foi “Culturas híbridas”, vencedora do Prêmio Book Award, por ter sido considerada o melhor livro do ano de 2002 sobre a América Latina.
Canclini tem uma relação bastante estreita com o México(sendo considerado mexicano também), onde dá aula desde 1990 até os dias de hoje.
Canclini é considerado um dos maiores investigadores em comunicação, cultura e sociologia da América Latina; é um estudioso da globalização e das mudanças culturas na América Latina; e o foco de seu trabalho é justamente esse: a pós-modernidade e a cultura a partir do ponto de vista latino-americano.
Cultura:
Canclini conceituou cultura como um processo em constante transformação, diferenciando-se da tradicional visão patrimonialista, adotando uma postura de mobilidade e ação. Defendeu o polêmico conceito de relativismo cultural. Segundo ele, todas as culturas possuem formas próprias de organização e características que lhes são intrínsecas, embora possam nos parecer estranhas, devem ser respeitadas. Neste segundo sentido, sua postura naturaliza a cultura humana. Ele considerou o consumo como uma das principais características da cultura contemporânea.
Cultura Híbrida:
Cancline trabalha com o cenário latino-americano, e remete à compreensão de acabar com a dualidade constituida a partirde campos de discliplinas segmentadas, para entender um processo unido, já que extinguiu as fronteiras entre massivo, polular e culto. Ele se ocupa tanto dos usos populares quanto do culto, tanto dos meios de comunicação massivos quanto dos processos de recepção e apropriação simbólica. O entrelaçamento

Relacionados