Quem sou eu?

Páginas: 6 (1288 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Quem sou eu?

Eduardo vê Bruno se aproximar. Ele fica apreensivo, imaginando o que vai acontecer. Bruno abre a mão e diz: “E aí, Edu, olha o que eu trouxe para você experimentar.” Eduardo vê exatamente o que imaginava: um cigarro de maconha. Ele não quer aceitar, mas também não quer fazer papel de bobo. Ele responde sem muita firmeza: “Bruno, hoje não. Fica para a próxima, tá?”

Gisele vêBruno se aproximar. Ela está preparada, imaginando o que vai acontecer. Bruno abre a mão e diz: “E aí, Gi, olha o que eu trouxe para você experimentar.” Gisele vê exatamente o que imaginava: um cigarro de maconha. Ela responde com convicção: “Não, obrigada. Eu tenho planos para o meu futuro e vou precisar respirar para realizá-los. Aliás, Bruno, . . . achei que você fosse mais esperto!”
NASsituações acima, por que Gisele está mais preparada para resistir à pressão? É que ela tem algo que Eduardo não tem. Sabe o quê? Identidade. Não, não estamos falando do documento que tem sua foto e seu nome. Identidade é a certeza que você tem no íntimo de quem você é e que valores quer seguir na vida. Quando tem essa certeza, você está preparado para dizer não a tentações. Em outras palavras, você controlasua vida em vez de deixar que outros a controlem. Como é possível desenvolver essa confiança? Um bom começo é respondendo às seguintes perguntas.

1 QUAIS SÃO MEUS PONTOS FORTES?
Por que é importante: Conhecer suas habilidades e pontos fortes aumentará sua confiança.

Pare e pense: Todo mundo tem vários talentos. Por exemplo, algumas pessoas levam jeito para a arte ou música, e outras paraos esportes. Raquel é boa em consertar carros. * “Quando eu tinha uns 15 anos”, conta ela, “percebi que queria ser mecânica”.

Exemplo bíblico: O apóstolo Paulo conhecia seus pontos fortes. Ele disse: “Mesmo que eu seja imperito na palavra, certamente não o sou no conhecimento.” (2 Coríntios 11:6) Paulo tinha um bom conhecimento das Escrituras, e isso o ajudava a se manter firme quando outros odesafiavam. Ele não deixava que a atitude negativa deles abalasse sua determinação. — 2 Coríntios 10:10; 11:5.

Avalie a si mesmo: Escreva abaixo um talento ou habilidade que você tem.

․․․․․

Agora, escreva uma qualidade que você tem. (Por exemplo, você é carinhoso? generoso? confiável? pontual?)

․․․․․

“Eu procuro estar disponível quando as pessoas precisam de mim. Se estou ocupada ealguém quer falar comigo, paro o que estou fazendo e dou atenção.” — Brianne.
Se achar difícil encontrar uma qualidade, pense em alguma mudança no seu comportamento que mostra que você amadureceu. Escreva abaixo a mudança. — Veja alguns exemplos no quadro “O Que Outros Jovens Dizem”.

․․․․․

2 QUAIS SÃO MEUS PONTOS FRACOS?
Por que é importante: Se você deixar que suas fraquezas controlemsua vida, elas podem comprometer sua identidade, assim como o elo mais frágil de uma corrente pode comprometer toda a força dela.

Pare e pense: Ninguém é perfeito. (Romanos 3:23) Todo mundo tem alguma característica que gostaria de mudar. “Por que deixo as coisas mais bobas me tirarem do sério?”, pergunta uma jovem chamada Sandra. “Até mesmo as coisas mais simples me afetam, e eu perco o controlena hora!”

Exemplo bíblico: Paulo conhecia seus pontos fracos. Ele escreveu: “Eu realmente me deleito na lei de Deus segundo o homem que sou no íntimo, mas observo em meus membros outra lei guerreando contra a lei da minha mente e levando-me cativo à lei do pecado.” — Romanos 7:22, 23.

Avalie a si mesmo: Que ponto fraco você precisa aprender a controlar?

․․․․․

“Percebi que sempre queassisto a filmes românticos fico um pouco triste e sinto vontade de ter alguém para amar. Então, agora sei que preciso ter cuidado com esse tipo de entretenimento.” — Bridget.
O QUE OUTROS JOVENS DIZEM
Jeremiah
Jeremiah

“À medida que fui ficando mais velho, aprendi a avaliar todos os fatores antes de tomar uma decisão, grande ou pequena, e a evitar me envolver em coisas que desagradariam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!