Quem sou eu?

1288 palavras 6 páginas
Quem sou eu?

Eduardo vê Bruno se aproximar. Ele fica apreensivo, imaginando o que vai acontecer. Bruno abre a mão e diz: “E aí, Edu, olha o que eu trouxe para você experimentar.” Eduardo vê exatamente o que imaginava: um cigarro de maconha. Ele não quer aceitar, mas também não quer fazer papel de bobo. Ele responde sem muita firmeza: “Bruno, hoje não. Fica para a próxima, tá?”

Gisele vê Bruno se aproximar. Ela está preparada, imaginando o que vai acontecer. Bruno abre a mão e diz: “E aí, Gi, olha o que eu trouxe para você experimentar.” Gisele vê exatamente o que imaginava: um cigarro de maconha. Ela responde com convicção: “Não, obrigada. Eu tenho planos para o meu futuro e vou precisar respirar para realizá-los. Aliás, Bruno, . . . achei que você fosse mais esperto!”
NAS situações acima, por que Gisele está mais preparada para resistir à pressão? É que ela tem algo que Eduardo não tem. Sabe o quê? Identidade. Não, não estamos falando do documento que tem sua foto e seu nome. Identidade é a certeza que você tem no íntimo de quem você é e que valores quer seguir na vida. Quando tem essa certeza, você está preparado para dizer não a tentações. Em outras palavras, você controla sua vida em vez de deixar que outros a controlem. Como é possível desenvolver essa confiança? Um bom começo é respondendo às seguintes perguntas.

1 QUAIS SÃO MEUS PONTOS FORTES?
Por que é importante: Conhecer suas habilidades e pontos fortes aumentará sua confiança.

Pare e pense: Todo mundo tem vários talentos. Por exemplo, algumas pessoas levam jeito para a arte ou música, e outras para os esportes. Raquel é boa em consertar carros. * “Quando eu tinha uns 15 anos”, conta ela, “percebi que queria ser mecânica”.

Exemplo bíblico: O apóstolo Paulo conhecia seus pontos fortes. Ele disse: “Mesmo que eu seja imperito na palavra, certamente não o sou no conhecimento.” (2 Coríntios 11:6) Paulo tinha um bom conhecimento das Escrituras, e isso o ajudava a se manter firme quando outros o

Relacionados