quem sou eu?

653 palavras 3 páginas
Diagnóstico e Consutoria Empresarial – Profa Kelly Anne
– 10 páginas. (Leitura silenciosa)
Roteiro para Análise do Ambiente - Texto
"O futuro não é predeterminado. É, pelo menos em pa rte, sujeito à nossa infl uência. O nosso interesse deve ser, pois, focalizar futuros previsí veis tanto quanto os que são possíveis e prováveis.
"
Alvin Toffler
Análise do Ambiente é o processo de identificação d e Oportunidades, Ameaças,
Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.
Oportunidades
são situações externas, atuais ou futuras que, se a dequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente.
Ameaças
são situações externas, atuais ou fut uras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitada s pela empresa, podem afeta-la negativamente.
Forças
são características da empresa, tangíveis ou não, q ue podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho.
Fraquezas
são características da empresa, tangíveis ou não, q ue devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.
Este conceito pode ser sintetizado no pensamento de
Zun Tsu, em seu livro "A Arte da Guerra".
'Se conhecemos o inimigo (ambien te externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se no s conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecem os nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas."
De acordo com o conceito atual de Planejamento Estr atégico, a sobrevivência e o sucesso da empresa dependem da sua sintonia com o ambiente.
A dependência da empresa em relação ao seu ambiente torna vital um esforço permanente de monitoramento dos ambientes externo e interno.
Mas estarão as empresas realmente preocupadas em an alisar o ambiente?
Para reforçar a relevância da Análise do Ambiente, vamos destacar opiniões de consultores internacionais, professores e empresários de sucess
o.
Peter Drucker, em seu

Relacionados