quem quer falar criolo hatiano

1183 palavras 5 páginas
Boa noite irmão,

Ficamos muito felizes de saber que estão interessados em ajudar os haitianos que estão chegando em sua cidade. Que o espirito de Jeová tenha acrecido mais trabalhadores interessados em trabalhar em conjunto em beneficio dos haitianos.
Estarei enviando algumas das informações que possuo e que lhe serão uteis em aprender algo do Crioulo haitiano. Se houver duvida de pronuncia e se pudermos ajudar de alguma outra maneira temos a disposição de ajudar.

A principio estou enviando informações básicas que poderão ser estudadas. algumas das coisas que nos ajudaram a ter os primeiros contatos e que serviu de base para entender o que estavamos transmitindo era conjugar o uso de publicações em portugues e crioulo.

por exemplo se for usar uma apresentação simples para apresentar a brochura boas noticia voce pode usar uma em crioulo e uma em portugues. um biblia ensina em crioulo e um em portugues. e assim por diante, abrindo na mesma pagina e pedindo para que eles leiam a pergunta e os paragrafos.

para pedir para eles lerem pode dizer: esque u ca li sa? ( eske w ka li sa?) - voce pode ler isto? - e apontar o que deseja que seja lido.

méssi! (mèsi) - obrigado

apos a leitura do paragrafo voce pode dizer...

muen guen iom quessiom qui guen baz nam sa qui u te li.(mwen gen yon kesion ki gen baz nan sa ki w te li). - eu tenho uma pergunta que tem base nisto que voce leu.

dai aponte a pergunta e diga... esque u ca li quessiom sa a? (eske w ka li kesion sa a?)- voce pode ler esta pergunta?

depois dele ler a pergunta voce pode dizer....

u ca cheche repons nam paagraf qui u li. (w ka cheche repons nan paragraf ki w li). voce pode procurar a resposta no paragrafo que voce leu?

si u juem repons la, u ca marque li áqui creiom sa a. -(si w jwen repons la, w ka marke l ak kreyon sa a.) se voce encontrar a resposta, voce pode marca-la com este lapis. - para isto esteja com um lapis em mão.

voce deve dizer..
" la" = aqui ... apontando o paragrafo lido onde

Relacionados