Quem não tem emelho ximba de forma formal

2818 palavras 12 páginas
O DESENVOLVIMENTO E O JULGAMENTO MORAL HUMANO

“A criança e o adolescente são páginas em branco onde se inscrevem os princípios da vida, são uns barros moldáveis, uma argila de modelagem, que vai se transformar pela mão dos adultos na obra prima de um vaso artístico ou na figura grotesca de uma vasilha de excrementos”.

Roberto Giancaterino

A socialização é o processo pelo quais os indivíduos adquirem padrões de comportamento que são valorizados pelo grupo e adequados para sua adaptação ao seu ambiente social. As raízes do vocábulo moral derivam do latim “mos”, “morus” ou “mores”, direcionam para no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito, reafirmando os ideais piagetianos. A moral acha-se intimamente relacionada com os atos conscientes e voluntários dos indivíduos que afetam outros indivíduos, determinados grupos sociais ou a sociedade em seu conjunto.

Discutir o tema moralidade implica em uma análise muito precisa das relações que o sujeito desenvolve com as outras pessoas, uma vez que, trata-se de um processo no qual a definição de regras é o limite caracterizado pela necessidade de manter o respeito como conceito fundamental. Entretanto, a moral pouco se altera, a sociedade constrói suas próprias regras as quais mantêm características dos padrões anteriores. Diante dessa realidade emerge o sociologismo, gerado por condições sociais e não por fatores sociais. Os fenômenos morais podem ser entendidos como gerados por condições sociais e são conseqüências de sanções sociais sobre a conduta. Como caracteriza Puig (1995), o indivíduo não é um ser livre, mas, submetido a um elemento externo, no qual o próprio deverá reconhecer como superior e digno de ser obedecido e respeitado. Existe então, uma série de conflitos gerados pelos dilemas morais internos ao indivíduo e que acabam por delinear a consciência humana.

Para Cória-Sabini (1986), o comportamento humano moral se orienta por

Relacionados

  • Mídias na Educação
    2638 palavras | 11 páginas
  • M Dulo Linguagens E Produ O De Texto
    46722 palavras | 187 páginas