quem era mauricio de nassau

Páginas: 2 (334 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014
Ele trabalhava para a Companhia das Índias Ocidentais ou WIC (sigla de West-Indische Compagnie, no idioma neerlandês ou holandês), quando veio administrar a colônia da Nova Holanda no Brasil, aos33 anos de idade. Os diretores da WIC convenceram o governo holandês da importância do comércio do açúcar para a sua economia.

Nassau prestou juramento perante os XIX em 4 de agosto de 1636comprometendo-se pelo prazo de cinco anos a ser o Governador, Almirante e Capitão-General dos domínios conquistados e por conquistar pela Companhia das Índias Ocidentais no Brasil.

Nomeadogovernador, Nassau era estrangeiro, invasor e protestante, numa terra de colonizadores católicos portugueses. Mas cativou de tal forma a população que esta o ajudava espontaneamente em suas obras paramodernizar a cidade, e mantinha boas relações com os senhores de engenho. Conta-se que quando o governador quis construir um zoológico, a população doou uma grande quantidade de animais selvagens,sem que Maurício pedisse. Suas realizações durante sua estadia no Brasil ultrapassaram as atribuições normais de um governador.

Começariam no embarque alguns dos motivos de sua frustração: emvez da armada prometida de trinta e duas velas e sete mil homens de armas, a WIC lhe entregou apenas doze navios com dois mil e setecentos homens.

A armada partiu do porto de Texel (25 deoutubro de 1636), chegando ao Recife (23 de janeiro de 1637).

Estabeleceu relações amistosas entre neerlandeses, comerciantes e latifundiários. Os senhores de engenho haviam feito empréstimos com osholandeses, a fim de aumentar sua produção de açúcar. Mas o preço do produto caiu no mercado internacional e a WIC decidiu cobrar, de uma só vez, o dinheiro emprestado, e com juros muito altos.Nassau, que havia fracassado em nova tentativa de ocupar a Bahia, não concordou com essa forma de cobrança e entrou em conflito com a Companhia, entregando o cargo para voltar à Europa, em 1641.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mauricio de nassau
  • Mauricio De Nassau
  • Mauricio Nassau
  • Mauricio de nassau
  • Mauricio de Nassau
  • Mauricio De Nassau
  • FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
  • João maurício de nassau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!