QUEM É O PROMOVEDOR DO MOVIMENTO PENTECOSTAL?

Páginas: 2 (418 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
Quem é o Promovedor do Movimento Pentecostal?
Quem é o responsável, quem é digno de ser chamado de autor do movimento pentecostal, quem deve ser reconhecido para nós atribuirmos respeito, honrareverência, glória? Onde originou o movimento pentecostal, ele nasce a onde, vem da onde, começa a onde?
Aqui no Brasil os teólogos, os sociólogos descrevem o surgimento, o crescimento pentecostal emtrês ondas ou em três fases:
A primeira em 1910, com a chegada da congregação cristã no Brasil, e em 1911, com surgimento da assembléia de Deus.
A segunda ocorreu na década de 50 e início dos anos 60,quando surgiram, entre muitos outros, três grandes grupos ainda ligados ao pentecostalismo clássico: Igreja do Evangelho Quadrangular (1951), Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo (1955)e Igreja Pentecostal Deus é Amor (1962).
A terceira começou no final dos anos 70 e ganhou força na década de 80, com o surgimento das igrejas denominadas “neopentecostais”, com sua forte ênfase nateologia da prosperidade. Nesse período surge Igreja Universal do Reino de Deus (1977), Igreja Internacional da Graça de Deus (1980), Igreja Renascer em Cristo, Igreja nova vida (1960) e muitasoutras chamadas “comunidades”.
Ou tal vez na Rua Azusa, na cidade de Los Angeles - EUA, em 1906, liderado por Seymour, que é considerado o líder do movimento debaixo de Deus.
Nem também com o JohnWesley um grande avivalista do século 18, conhecido como “um tição tirado do fogo” (1703-1791 d.C.).
Nós temos dentro da história cristã, na história das denominações grandes homens e mulheres,instituições evangélicas que experimentaram o movimento pentecostal, que cresceram e fizeram sua história dominada, mergulhados fundamentados no movimento pentecostal.
Mas, não são os promovedores do movimentopentecostal. Quem são então?
At. 2: 1-4
1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimento Pentecostal
  • O Movimento Pentecostal
  • O Movimento Pentecostal
  • Movimento pentecostal
  • movimento pentecostal
  • Movimento pentecostal
  • Projeto de pesquisa movimento pentecostal
  • Movimento Católico Pentecostal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!