Quem é a geração y

Páginas: 11 (2711 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................5

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................6
2.1 GRAÇÃO X ............................................................................................................6
2.2 GERAÇÃO Y.........................................................................................................6
2.3 MOTIVAÇÃO E VALORES.....................................................................................7

3 ASPECTOS PARA REFLEXÃO.............................................................................10

4CONCLUSÃO.........................................................................................................11

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................12

1 INTRODUÇÃO
Em estudo realizado sobre as grandes mudanças pelas quais o mundo vem passando, principalmente no setor sociopolítico, verifica-se que devido ás inovações no campo geopolítico e ao desenvolvimento tecnológico nas últimas décadas, ocorre tambémuma significativa mudança de comportamento e de valores verificada nas novas gerações, causando uma enorme diferença entre gerações próximas.
À medida que ocorrem inovações tecnológicas, ocorrem também mudanças de valores e comportamento, tornando muito mais dinâmico o processo de gerenciamento de Pessoal. De um modo geral e principalmente nos países em desenvolvimento, a idade para aposentadoriafoi aumentada fazendo com que a faixa de idade entre os trabalhadores passe por uma diferença de mais de 40 anos.
O modelo de economia capitalista instalado no mundo ocidental faz com que os trabalhadores mantenham em média o mesmo nível salarial, enquanto o setor empresarial é contemplado com altíssimos benefícios.
Grandes diferenças entre gerações foram registradas no estudo realizado porPilar Garcia, Guido Stein e José Ramón que denominaram de geração X as pessoas nascidas entre meados da década de 60 a meados da década de 80 e geração Y, quem nasceu na segunda metade da década e 80 e nos anos 90.

2 DESENVOLVIMENTO
Há de se analisar mais profundamente as transformações que numa grande e imediata proporção, a revolução tecnológica vem provocando no campo sociopolítico dandoorigem a um ciclo vicioso que se explica com o surgimento de novas tecnologias que geram maior consumo, o que exige maior produção, necessitando de mais mão de obra especializada, gerando mais riqueza, conforto e bem estar. Na contra mão, o maior consumo requer o aumento de produção e requer o aumento da mão de obra sempre especializada. Nos países europeus, onde a população é mais velha, o problematende a se agravar. Para administrar gerações tão distintas é imprescindível conhecer as motivações e valores considerados aqui como geração Y, os nascidos nos anos 80, não querendo dizer que geração seja apenas proximidade de idades, pode-se considerar da mesma geração pessoas que tem um conjunto de vivencias históricas compartilhadas, que determina alguns princípios de visão de vida, contexto evalores comuns. Neste estudo foram focadas as gerações X e Y, especialmente nos Estados Unidos e na Espanha.

2.1. Geração X

São assim chamadas as pessoas que nasceram entre meados dos anos 60 e início dos anos 80. Viveu momentos importantes na política e na história mundial, com o retrocesso de acontecimentos em decorrência da segunda guerra mundial e do fracasso do comunismo. Talvez, pornão terem vivido as agruras, não tenham visto os fatos com o mesmo interesse de seus pais. São mais céticos e mais difíceis de atingir pelos meios de comunicação e marketing. É a geração da MTV, dos Nirvana, das Tartarugas Ninjas e da junky foof. Nessa época surgiu a Aids. Os jovens viveram uma época de incerteza, não percebendo que viviam uma fase de grande mudança cultural . Em meados da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geração y
  • Geração y
  • Quem é a geração y
  • Geração y
  • Geracao y
  • Geração Y
  • Geração y
  • Geração Y

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!