quedim

409 palavras 2 páginas
Professor: QUEDIM
Disciplina História
SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEMA: A IGREJA MEDIEVAL E SUA RELAÇÃO DE PODER E INTOLERÂNCIA
OBJETIVO: Observar a influencia que a Igreja tinha sobre a sociedade medieval. Reconhecendo as causas e consequências dessa influencia que fez com que a Igreja se tornasse a mais importante instituição de sua época. Desenvolver discussões com caráter crítico levando os alunos a terem uma posição sobre a temática.
CONTEUDO: A Igreja na Idade Média
Público alvo 7º ano (6 série)
TEMPO ESTIMADO: 4 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO; Pesquisa na internet, no livro didático.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA: Conversa com Os alunos para diagnosticar os conhecimentos prévios sobre a Igreja Católica Medieval. Relacionando os conhecimentos prévios dos alunos fazendo a relação com a igreja Católica atual, fazendo referências nas mudanças na sociedade e na própria Igreja.
A Igreja Medieval era detentora de poder nas principais pilares da sociedade medieval principalmente na econômica, política, jurídica e social.
Consignas:
Porque a Igreja Católica tinha tanto poder na idade medieval?
Hoje a Igreja Católica continua mantendo os mesmos poderes e influência?
A Igreja de Hoje possui a mesma importância da Igreja Medieval?
As pessoas tinham medo da Igreja Medieval ou respeito?
As pessoas tem medo da Igreja Católica atualmente ou respeita?

2ª ETAPA: Os alunos farão pesquisas no próprio livro didático e na internet e trará para aula, em seguida fará uma leitura anotando todos as duvidas e palavras desconhecidas, perguntas e seguida fazer um breve comentário da leitura e as duvidas e perguntas serão socializadas por toda a turma em um debate livre e abertas.
3ª ETAPA: Será proposto para os alunos uma dissertação individual, onde os alunos dissertará sobre o tema proposto debatido nas aulas anteriores.
4ª ETAPA: Os alunos apresentarão as dissertações para toda a turma. Em seguida o professor corrigirá os erros de postura, na leitura, na pronuncia e na

Relacionados