queda viaduo

1379 palavras 6 páginas
CASE: Queda do Viaduto em Belo Horizonte.1

1 DESCRIÇÃO DO CASO
No dia 03 de julho de 2014, ocorreu o desabamento de um viaduto que ainda estava em construção sobre a avenida Pedro I, no bairro São João Batista, na região da Pampulha, em Belo Horizonte no estado de Minas Gerais. A obra fazia parte de um complexo de obras a serem realizadas com a intuição de melhorar a mobilidade urbana em Belo Horizonte para a necessidade da Copa do Mundo FIFA 2014, o Plano de Mobilidade do BRT. A construção continha verba federal e a etapa de construção do viaduto havia sido orçada em 460 milhões de reais.
A obra havia sido contratada pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e foi projetada pela empresa Consol e estava sendo executada pela empreiteira Cowan. A fiscalização da obra era responsabilidade da prefeitura de BH. A massa de concreto que desabou era de cerca de 3500 toneladas, o que chega a ser aproximadamente 3900 m3 de concreto. Um micro-ônibus e um carro de passeio foram atingidos, com vítimas fatais, além de dois caminhões vazios, da empresa construtora. O acidente deixou 23 feridos e 2 mortos.
O acidente ocorreu ainda no processo de construção do viaduto, quando uma das alças do viaduto teve suas escoras retiradas. O pilar central da estrutura afundou, levando consigo um trecho do viaduto.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

2.1 Descrição das decisões possíveis
Quais forças podem ser identificadas atuando sobre o a parte do viaduto que cedeu? Faça um diagrama de corpo livre.
Que responsabilidade cabe aos engenheiros, técnicos responsáveis, profissionais de segurança, de fiscalização e da prefeitura?
- Houve erro de projeto, por exemplo, ao não se analisar adequadamente as condições do solo ao se aplicar as fundações, seleção de material etc? Ou o erro foi de execução, com possíveis falhas de material, retirada precoce das escoras etc? Aponte uma causa para esse acontecimento lamentável e fundamente sua hipótese em argumentos claros,

Relacionados