Queda Vendas - Linha Branca

Páginas: 5 (1049 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014


JOB 1 – Linha Branca
Problema :
- Como alavancar as vendas da linha branca da marca Brastemp em curto prazo?
Solução :
- Utilizar a promoção aonde o cliente irá comprar um produto da linha branca e automaticamente ganhará o desconto de 30% na compra de um segundo produto da mesma linha
- Criar ações promocionais (campanha promocional) para aumentar o volume de vendas e atrairconsumidores.
Publico-alvo :
- Homens e mulheres de 35 anos ou mais.

Tríade : Brastemp
Diferencial :
- Pioneirismo, autenticidade.
Afirmação Básica :
- Comprar um produto e ganhar 30% de desconto para comprar outro da mesma linha, facilita minha vida.
Conceito Criativo :
- Uso de analogias, onde as dupla de heróis da geração irão fazer referência ao “combo” dos 2 produtos de linha brancaque ele irá comprar, aonde um completa o outro.

A história
A marca BRASTEMP, que virou sinônimo de eletrodoméstico no Brasil, foi introduzida no mercado pela empresa Brasmotor. A empresa que fabricava peças para a indústria automotiva desde 1945 enfrentava havia algum tempo grave crise quando resolveu diversificar sua atividade industrial. Vem daí a opção pela produção de eletrodomésticos dalinha branca, especificamente naqueles de refrigeração, um mercado que crescia no Brasil. A primeira responsabilidade de Hugo Miguel Etchenique Flores, um boliviano formado em engenharia industrial, foi com os setores de pintura e esmaltação das geladeiras que eram aqui montadas. Poucos anos depois, a empresa já estava produzindo refrigeradores e, em 1954, nasceu à marca BRASTEMP, em São Bernardodo Campo na região do ABC. O nome era uma associação, e por que não, uma homenagem ao país, das palavras Brasil + temperatura.

Propagandas que fizeram história
A BRASTEMP é um bom exemplo para entendermos como a propaganda manipula o real, criando conceitos e transformando o modo das pessoas perceberem uma marca. Tudo começou na década de 60, quando a BRASTEMP, lutando por um lugar entre asgrandes marcas de eletrodomésticos, decidiu investir em campanhas publicitárias. Além de uma presença maior na mídia eletrônica, inclusive com a utilização de figuras conhecidas do rádio e da televisão, começou a preparar campanhas para o reforço da marca. O objetivo era firmar a ligação entre o nome BRASTEMP e a idéia de “frio”, “refrigeração” e “refrigerador”. Assim, em 1963, foi criada a figurade um esquimó puxando um trenó. O boneco, sempre muito vivaz, vestindo roupas coloridas, apareceu em desenhos animados na televisão, falando em comerciais de rádio, ilustrando anúncios de revista e informativos internos da BRASTEMP. O boneco símbolo, com várias adaptações interessantes, sobreviveu por quase três décadas, sendo bastante imitado durante esse período.
-A marca Brastemp foi criadaem 1954 e desde então a sua história é marcada por   uma série de verdadeiras revoluções.
Na década de 50, as portas dos   refrigeradores ainda não eram aproveitadas - novidade que só veio a ser   introduzida em 1957, com os modelos Príncipe, Imperador e Conquistador.
A primeira lavadora de roupas automática do Brasil também foi fabricada   pela Brastemp, em novembro de 1959. Em 1960, durante aprimeira edição da UD, a   Brastemp lançou o seu fogão.
Ainda na primeira metade dos anos 60, a   empresa apareceu com duas novidades: a primeira geladeira brasileira de duas   portas (1962) e a secadora de roupas (1965).
A primeira lava-louças do mercado brasileiro foi lançada em 1977. Um ano mais   tarde, foi a vez do primeiro freezer vertical.
Em 1983, rompeu-se uma   nova barreiratecnológica com o lançamento do sistema Frost-Free que impede a   formação de gelo no interior dos refrigeradores.
Em 1984, nasceu o   conceito de Twin System®, produto que reúne refrigerador na parte de cima e   freezer na parte de baixo.
Nos anos 90, a Brastemp introduziu o Zyrium®    no acabamento de seus produtos de refrigeração e a linha Clean, de visual mais   moderno e limpo.
Próximo à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linha branca
  • Produtos linha branca
  • inovação na linha branca
  • Projeto embalagem linha branca
  • Redução do IPI na Linha Branca
  • Setor de linha branca
  • Brasil e Argentina: uma análise do comércio de produtos da linha branca
  • Demissão de um colaborador devido a queda de 20% nas vendas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!