Queda do muro de berlim

Páginas: 4 (803 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
O fim do socialismo real
Os principais idealizadores do socialismo foram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels, após uma profunda análise no sistema capitalista eles proporam a estruturação de umasociedade alicerçada no regime socialista.
Na União Soviética e todo Leste Europeu foi instaurado o socialismo real, marcado principalmente pela enorme participação do Estado. Esse fato fez emergir,de certa forma, um sistema um tanto quanto ditatorial, tendo em vista que as decisões políticas não tinham a participação popular. A liberdade de expressão era reprimida pelos dirigentes, queconcentravam o poder em suas mãos.
Em todo o transcorrer da década de 80, a União Soviética enfrentou uma profunda crise, atingindo a política e a economia. Tal instabilidade foi resultado de diversosfatores, dentre os quais podemos destacar o baixo nível tecnológico em relação aos outros países. Isso porque o país investiu somente na indústria bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo.Além, da diminuição drástica da produção agropecuária e industrial.
Diante dos problemas apresentados, a população soviética ficava cada vez mais descontente com o sistema socialista. A insatisfaçãopopular reforçava o anseio de surgir uma abertura política e econômica no país para buscar melhorias sociais. O desejo de implantar um governo democrático na União Soviética consolidou a queda dosocialismo no país. Fato que ligeiramente atingiu o Leste Europeu, que buscou se integrar ao mundo capitalista.
Hoje, praticamente não existem países essencialmente socialistas, salvo Cuba. São aindaconsiderados socialistas: China, Vietnã e Coréia do Norte. Aos poucos essas nações dão sinais de declínio quanto ao sistema de governo, promovendo gradativamente abertura política e econômica
Formação daURSS: Com o fim da guerra civil, a Rússia pôde por em prática seus ideais socialistas. Instalou-se pela primeira vez no mundo e de forma institucional, o regime socialista. Empenhada em solucionar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A QUEDA DO MURO DE BERLIM
  • Queda do Muro de Berlim
  • A Queda Do Muro De Berlim
  • Queda do Muro de Berlim
  • Queda do muro de berlim
  • a queda do muro de berlim
  • A Queda do Muro de Berlim
  • A queda do Muro de Berlim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!