Que tipo de exclusão e preconceito (nas ideias do séc.xxi) são percebidos na proposta platônica de educação?

251 palavras 2 páginas
A Aprendizagem é um processo de aquisição e integração de informações, ocorrendo em todas as etapas da vida, importante para sobrevivência do indivíduo.
Uma disfunção nesse processo é denominada dificuldade de aprendizagem, atingindo crianças em idade escolar, podendo persistir até a idade adulta. É importante compreender essas dificuldades de maneira a diminuir o impacto na vida do indivíduo.
Com base no texto indicado: “Crianças com dificuldade de aprendizagem: um estudo de seguimento” pode-se listar quatro conclusões das autoras: * Diferentes formas de os pais educarem e interagirem com seus filhos, influem no desenvolvimento do autocontrole e de uma boa autoestima.. O envolvimento e auxílio dos pais nas atividades em casa , como por exemplo, acompanhar tarefas e trabalhos escolares, ver caderno com as lições da escola, verificar se o filho fez as tarefas, estabelecer horário de estudo, informar- se sobre matérias e provas, entre outras.promove não só o envolvimento do filho com a escola, como também um melhor rendimento escolar e bom nível de auto estima. Quando não há uma boa interação entre pais e filhos, as crianças desenvolvem quadros de impaciência, medo, baixa auto estima, o que dificulta a aprendizagem escolar. * Dificuldades econômicas, conjugais, psicopatologia parentais, estressores do dia a dia, agem como pressões na vida familiar. * Adversidades Familiares práticas educativas autoritárias.
Famílias que apresentam dificuldades no relacionamento pais-filhos, ficando difícil proporcionar afetividade aos filhos. As famílias apresentam adversidades em diferentes situações, stress que interfere nas práticas educativas dos pais, fazendo com que estes se tornem menos

Relacionados

  • Platao e a educação
    1438 palavras | 6 páginas