QUARTEL OFICINA
ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM GESTÃO PARA INOVAÇÃO E LIDERANÇA
TRABALHO DE LIDERANÇA
Acadêmico: Douglas Salles Mânica
Semestre: Processos de Aprendizagem 1
Oficina: Liderança
Professora: Patrícia Martins Fagundes Cabral
Porto Alegre, 27 de Abril de 2015
No dia 23 de abril de 2015, tivemos a oportunidade de visitar o 8º batalhão logístico em Porto Alegre, junto da professora Patrícia Fagundes, ela que leciona a Oficina de Liderança no curso de Administração – Gestão para Inovação e Liderança, na Unisinos.
Patrícia programou a visita com o objetivo de fazer com que os alunos relacionassem alguns conceitos aprendidos em aula de forma prática. Portanto, foi analisado o sistema de liderança no ambiente do 8º batalhão, o quartel.
Chegando ao mesmo, os alunos foram recebidos por um dos militares, o qual procurou explicar como o quartel funcionava, exemplificando/informando primeiramente, que ele era dividido entre vários batalhões e que aquele seria o 8º batalhão da logística; que poderia ser considerado o mais ‘’ativo’’ dentre os batalhões, pois tem como sua missão ‘’contribuir com a execução da logística terrestre tática, prestando o correspondente apoio, por área, às unidades/subunidades desdobradas na porção leste do rio grande do sul.’’ Enquanto os outros batalhões acabam apenas treinando para situações de batalha, o batalhão da logística é o que mais se aproxima da ‘’ realidade’’, ele é o batalhão que está a toda hora auxiliando os outros; sua função é de ajudar quem estiver em apuros, como por exemplo: enviar uma viatura até o local que necessite; no transporte de alimentos; gasolina e etc.
Foi observado que no batalhão, os militares devem respeitar os princípios hierárquicos, onde, o comandante é o que tem maior poder, seguido de seu subcomandante e depois é divido em estado maior e estado maior especial. A Unidade do 8º batalhão funciona como uma “mini-cidade’’ onde existem vários ambientes separados por