Quarta Instrução do Grau de Aprendiz

Páginas: 7 (1571 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2015
 Quarta Instrução do Grau de A.’. M.’.

Venerável Mestre;
Ir.’. 1º Vigilante;
Ir.’. 2º Vigilante e
Valorosos Irmãos.


A Quarta Instrução no Grau de Aprendiz Maçom, se nos apresenta como a mais complexa até agora, eis que seu objetivo afigura-se nos mostrar como os ensinamentos recebidos até hoje se interpenetram, formando um sistema ordenado e coeso no qualas lições recebidas neste Grau serão recorrentemente utilizadas como fundamento da atuação dos Irmãos dos demais Graus.
Inicia a instrução reafirmando a estrutura moral e o conteúdo ético da Maçonaria, cujas regras são a busca da Verdade como princípio e a atuação segundo os parâmetros inconscientes de Verdade e Justiça, que são chamados de Lei Natural e Lei Moral. A aplicaçãoda Lei Natural é preconizada como instrumento de elevação do Maçom e da sociedade a um patamar de elevação moral que, per si, levaria à solução de todos os conflitos sociais, inaugurando uma “Era Dourada” da civilização humana. É esse o conteúdo do ensinamento, já visto na terceira instrução, que diz respeito à Igualdade, Fraternidade e Caridade como sementes das quais a Virtude, a Sociabilidade,o Progresso e, enfim, a Felicidade devem ser os frutos.
Do plano geral a instrução passa para o particular, avaliando o comportamento a que o Maçom se obriga, que deve ser tendente a materializar o mais fielmente possível a doutrina ética maçônica, conforme a Lei Natural e Lei Moral já referidas. Todos os princípios particulares ali mencionados são desdobramentosnecessários das normas éticas gerais já estudadas, que segundo a doutrina judaico-cristã cada qual traz em seu íntimo – é o discernimento do Bem e do Mal.
Em seguida a instrução nos fala de como estarmos no seio deste organismo social podemos reconhecer nossos semelhantes no culto comum – por sinais, toques e palavras. Associa o ensinamento às lições recebidas na segunda instrução,pertinente às Jóias Móveis. A explanação do conteúdo simbólico do Sinal Gutural, que é a devoção aos princípios maçônicos da retidão e, em especial, o do segredo, com uma determinação extrema cujo limite é o martírio, representando analogicamente pela mutilação de órgão da fala (a garganta e as cordas vocais), tão radical que seu efeito é a morte.Passa-se à instrução das “senhas” pelas quais o Maçom reconhece um Irmão, que podem ser sinais, toques e palavras. É o segredo do Grau de Aprendiz. Mister reparar que o ensinamento é sempre repisado, demonstrando que o método pedagógico utilizado, se bem que antigo, é o mais eficaz de que se tem notícia: a observação e a repetição. Traduz também a importância que se dá para a correção dos símbolos,como forma de perpetuar uma tradição eminentemente oral, cujo comportamento deve ser imitado fiel e constantemente de forma a incuti-lo em nossos corações. Assim, nós nos tornamos aptos a manter e transmitir a tradição tal qual os antigos o faziam, quando chegar nossa hora de ensiná-la.
Importante distinguir que, para nosso Grau, há um conteúdo simbólico ligado ao próprioaprendizado, em que devemos externar por meio de representações também simbólicas, nossa condição de neófitos. Assim é com a Palavra, que devemos apenas soletrar, em vista de nossa idade convencionada, que é três anos. A palavra sagrada é B-O-O-Z ou B-O-A-Z, e deriva do “B”, que significa “em”, e “OAZ”, que significa (força) – ou seja, na força. Boaz era também o nome simbólico dado à uma dascolunas do Templo de Salomão; a outra tem nome de Jachin, que significa Sabedoria. A fonte é bíblica: 1Reis-7:21 e 2Crônicas-3:17.
As colunas são de bronze, para melhor resistirem ao dilúvio e as intempéries; são ocas, para que sejam nelas guardadas os utensílios apropriados aos conhecimentos humanos; e são super dimensionadas para representar que a Sabedoria e o Poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • segunda instrução grau aprendiz
  • Trabalho Primeira Instrução Grau de Aprendiz
  • QUARTA, QUINTA , SEXTA E SÉTIMA INSTRUÇÃO DE APRENDIZ MAÇON
  • Trabalho 1 e 2 instrução do grau de aprendiz.
  • Instrução aprendiz
  • Instrução de aprendiz
  • PEÇA DE ARQUITETURA SOBRE A SEGUNDA INSTRUÇÃO DO GRAU DE APRENDIZ A SER APRESENTADA EM LOJA DE APRENDIZ MAÇOM
  • Primeira instrução de aprendiz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!