Quantização - Princípios de Comunicação - Guia Ptolemy

459 palavras 2 páginas
Ptolemy II - Quantização

Nome: JÉSSICA MADRUGA DE MIRANDA HENRIQUES
Matrícula: 1111 8269

JOÃO PESSOA – PB
2014

1. Objetivos

Este experimento tem como objetivo a maior familiarização do software Ptolemy II e proporcionar uma maior desenvoltura nas atividades de laboratório. Nesse experimento utilizaremos os recursos do Ptolemy II através da interface gráfica Vergil.

2. Introdução Teórica do Software O Projeto Ptolemy estuda a modelagem, simulação e projeto de sistemas cooperantes e seu foco principal está na mistura de tecnologias heterogêneas. Por exemplo, Eletrônica Analogica-Digital, Hardware-Software, Eletrônica e Dispositivos mecânicos, além de sistemas complexos que trabalham com operações bastante diferentes, como processamento de sinais, controle com realimentação, tomadas de decisões sequenciais e interfaces de usuário.

3. Material Utilizado

Por ser um experimento de simulação, o material utilizado é apenas um computador. 4. Procedimento experimental

Para esse experimento serão montados dois modelos de quantização: o primeiro apenas com uma função rampa e o segundo adicionando uma função seno.
Em cada modelo usamos componentes que, no Ptolemy são chamados ‘atores’, sendo usado no 1º modelo a função rampa, o quantizador e o Sequence Plotter. Já para o segundo modelo um ator da função seno é adicionado entre a rampa e o quantizador.
Alguns parâmetros para esses atores precisaram ser ajustados:

Modelo 1:

Quantizador: níveis [ -1.5, -0.5, 0.0, 0.5, 1.5]
Função Rampa: init = -2 , step = 0.1.
Sequence Plotter: default.

Modelo 2: Mesmas definições para a Função rampa e o Sequence Plotter;
Quantizador: níveis [-0.8, -0.4, 0.4, 0.8];
TrigFunction: Function Sin.

5. Experimento

Modelo 1:

Figura 1 – Quantizador Para simular esse modelo, os parâmetros ditos na seção anterior foram colocados e a simulação foi feita ao passo de 0.1 e

Relacionados