QUANTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS: DILUIÇÃO SERIADA

1298 palavras 6 páginas
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA GERAL (CRC7411)

AULA 08
QUANTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS: DILUIÇÃO SERIADA

PROFESSORA: SONIA PURIN

AUTORES:
Alessandro Eugênio de Souza
Diego Lingner
Eduardo Vicentini Honório
Gisele Delfino de Souza
Lean Cesar Gonçalves

Curitibanos
2014/2
2. INTRODUÇÃO
Os microrganismos habitam diversos habitats, entre eles o solo. A quantidade de microrganismos pode ser medida de diversas maneiras, alguns métodos medem a quantidade de células, e outros métodos medem a massa do microrganismo, que muitas vezes é proporcional ao número de células. Esta quantificação do microrganismo pode ser analisada e geralmente é registrada como o número de células por milímetros de líquidos ou pela quantidade em gramas do material sólido. As bactérias geralmente possuem populações muito grandes, e a grande maioria dos métodos de contagem tem como base enumerações diretas ou indiretas de amostras pequenas (TORTORA; FUNKE; CASE, 2012).
Existem algumas técnicas e dependendo a espécie do microrganismo, podemos separar as espécies distintas na forma de cultura pura (BOTELHO; PURIN, 2014). A técnica de enriquecimento consiste no plaqueamento com um meio enriquecido, com o intuito de melhorar a possibilidade de isolamento de alguns tipos fisiológicos (BOTELHO; PURIN, 2014). Técnica de placa derramada exige sucessivas diluições do inoculo e são colocados em placa de Petri estéreis e misturado ao meio contendo ágar fundido, que logo após é solidificado. Após a solidificação os microrganismos crescem formam colônias, onde pode ser usada para análises quantitativas e qualitativas. Com o processo quantitativo é possível determinas o número e o tipo de bactérias presente no inóculo ou isolar esse tipo em meio de cultura pura (BOTELHO; PURIN, 2014).
A diluição seriada é uma técnica simples o inoculo original é diluído em uma serie de tubos de diluições, todos os tudo de diluição subsequente tem apenas

Relacionados