Quando o esporte deixa de ser qualidade de vida?

Páginas: 3 (511 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O excesso de exercícios pode transformar o que seria um hábito saudável em um grande risco para o corpo, não só para a musculatura, como também para o sistema cardiovascular. O exagero é o quechamamos de síndrome do excesso de treinamento, quando a pessoa treina sem parar para ter resultados melhores, o que na maioria das vezes não acontece. O corpo passa a produzir hormônios de uma maneiraerrada. Além disso, o coração fica acelerado o tempo todo, mesmo em repouso”, afirma. As consequências começam a aparecer também no dia a dia e o paciente pode começar a ficar mais irritado, com insônia eaté com a imunidade mais baixa. Com a defesa mais baixa, ele começa a ter mais facilidade para pegar infecções. Outro problema é em relação ao sangue, que pode ficar mais grosso, o que pode levar aum infarto do miocárdio ou a um derrame cerebral, por exemplo. Além do risco de arritmia e até parada cardíaca.
Radicais livres: Eles são extremamente instáveis e sua ativação causa lesão do tecidomuscular. Entre os fatores que desencadeiam a lesão muscular pelo efeito nocivo dos radicais livres, o estresse mecânico vinculado ao excesso, é um dos mais relevantes. Um exemplo disso é o cotoveloque se abre para fora quando a pessoa carrega muito peso.
Outro ponto principal a ser esclarecido é a ação do oxigênio, ou da falta dele. A atividade física intensa e prolongada impede o adequadoaporte de oxigênio, mais uma causa de estresse na produção de energia pelo músculo. Este fenômeno leva a uma menor produção de antioxidantes como as vitaminas A, E, C e de elementos como o zinco emagnésio, essenciais no bloqueio da indesejada ação dos radicais livres.
Overtraining: termo utilizado para denominar o excesso de atividade física. Este fato acontece quando a pessoa pratica suasatividades inadequadamente, sem respeitar o tempo necessário de descanso do corpo. Muitas vezes o overtraining se deve ao fato da pessoa sentir ansiedade em alcançar os resultados desejados ou ao excesso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esporte qualidade de vida
  • esporte e qualidade de vida
  • Esporte x Qualidade de Vida
  • Esporte e Qualidade de vida
  • relação entre esporte e qualidade de vida
  • esporte e qualidade de vida
  • Esporte e saude: uma vida de qualidade
  • Esporte como fator de qualidade de vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!