Quando a escola é de vidro

Páginas: 9 (2216 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
1 INTRODUÇÃO

Utilizando a metafore de vidro a autora descreve a escola em vários aspectos, o modelo tradicionalista do ensino, a inclusão, os aspectos pedagógicos, interação e outros.
O livro demonstra com clareza como a escola se centra na figura do professor, sendo ele o transmissor do ensinamento. Ao aluno somente é permitido receber esse ensinamento, sem estímulo para sua formação críticae questionadora. É o Paulo Freire chama de educação bancária, no modelo tradicional de ensino não há liberdade para questionamento. E caso ocorra essa situação o aluno é visto pelo o professor como um mau exemplo para os outros alunos. A disciplina é rígida e com um grande números de regras,os alunos são punidos severamente.
A escola tradicional não leva em conta as diferenças dos alunos,sustentando a ideia de que todos são iguais. É fato que essa igualdade esconde a desigualdade real, cada um tem seu jeito e em tempos distintos, mais é muito mais prático para o professor manter essa “igualdade” e a não formação de alunos críticos, pois se eles moldam de uma forma, a tendência é de dar menos trabalho a eles.
Apesar de todas as críticas dadas ao ensino tradicional, ela continuaarraigada na prática escolar, e todos os aspectos vistos no texto infância, para alguns é uma fase de vida onde reina a fantasia e a liberdade.
Outros ainda consideram a infância como uma fase em que a criança vai ser preparada para o futuro. Partindo destas interrogações esta comunicação tem como proposta discutir a evolução do conceito de criança e a infância a partir de uma perspectiva sociológica.Definiu-se com a metodologia uma pesquisa metodológica, teórica em consonância com os estudos para ser realizados no projeto de pesquisa desenvolvido no doutorado em educação. A escola não é apenas o lugar onde os indivíduos aprendem algo, mas é principalmente o lugar onde aprendem a ser alguém cujos modelos de identificação estão definidos fora do espaço escolar, cabendo à escola reforçá-losatravés da ação pedagógica.
A relação pedagógica é o contacto pessoal que se gera entre os envolvidos numa situação pedagógica e o resultado desses contactos. A relação pedagógica funda-se na relação humana e abrange todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo pedagógico: aluno/ professor; aluno/aluno; professor/professor; professor/pais.
Mas num sentido restrito abrange a relaçãoprofessor/aluno e aluno/aluno dentro de situações. A escola não é apenas o lugar onde os indivíduos aprendem algo, mas é principalmente o lugar onde aprendem a ser alguém cujos modelos de identificação estão definidos fora do espaço escolar, cabendo à escola reforçá-los através da ação pedagógica.
“São os alunos de classes sociais mais desfavorecidas que mais dificuldade apresenta em se relacionar eser aceitos pelos colegas.”
2 DESENVOLVIMENTO

O presente relatório de pesquisa propõe identificar a prática docente de professores de uma Escola Municipal Adélia Monteiro , por meio da descrição dos procedimentos adotados em sala de aula, e a análise fundamentada em autores para reconhecer a relação existente entre o professor e seus alunos. Este trabalho é de extrema relevância aosprofissionais da área da educação por contribuir para uma reflexão crítica acerca da relação que professores mantém com seus alunos na sala de aula, ressaltando a importância da conduta do professor e sua influência no aprendizado e na motivação de seus educados, principalmente na primeira etapa da educação básica. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e utiliza-se como instrumento para coletade dados a observação direta, que proporciona ao pesquisador estar em contato com a real prática pedagógica. O campo empírico se efetivou em duas salas de aula com turmas de 1° e 5° ano do período da tarde. A pesquisa mostra que nesta interação social existente entre o professor e aluno não há possibilidade de não haver um comprometimento entre ambos no sentido de promover a aprendizagem como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola de vidro
  • Quando a escola e de vidro
  • quando a escola de vidro
  • escola de vidro
  • quando a escola é de vidro
  • quando a escola e de vidro
  • escola de vidro
  • quando a escola é de vidro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!