quando a escola é de vidro

Páginas: 2 (295 palavras) Publicado: 29 de junho de 2013
A METÁFORA DO VIDRO 

     O hábito de ficar dentro dos vidros acaba se tornando cômodo para algums alunos, eles se adaptam à forma do vidro e acabam sesentindo até desconfortáveis fora dele. Quanto mais eles se moldam ao vidro menos trabalho dão aos adultos. Outros, porém, sofrem porque são diferentes e estadiferença não é levada em conta; eles não recebem nenhum tipo de ajuda e de estímulo. 
     Mas será que é isso que se quer do processo educacional? Todo mundopensando igual e fazendo tudo igual? 
     O vidro filtra o que o professor fala e também o que fala o aluno. A comunicação e portanto as relações entre elesnão são espontâneas. Ouvir é diferente de escutar ativamente, é muito diferente! Em se tratando de crianças e adolescentes, há que se fazer um esforço extrapara entender exatamente o que eles querem dizer! Mesmo assim, com todo nosso esforço e atenção, quantas perguntas deixaram de ser formuladas e quantas outrasdeixaram de ser respondidas! 
     Os alunos que ficaram tempo demais dentro de vidros adoram as aulas de educação física. O corpo do aprendiz faz parte dele, éatravés do corpo que ele fala, que expressa seus sentimentos e que ele aprende. Assim há muitas maneiras de aprender e todas elas devem ser colocadas àdisposição do aprendiz. 
     Um dia teremos a revolução dos vidros, e a diferença, não mais a mesmice, será valorizada! Nós ,educadores que somos, precisamosaprender lidar com a aceitação dessas diferenças, tentando entendê-las. É através da busca de novos caminhos que poderemos dar um novo significado à aprendizagem. 
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola de vidro
  • Quando a escola e de vidro
  • quando a escola de vidro
  • escola de vidro
  • quando a escola e de vidro
  • escola de vidro
  • Quando a escola é de vidro
  • quando a escola é de vidro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!