Quando Morcegam se Calam

505 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE DESENHO INDUSTRIAL

ELEMENTOS DE DESIGN NA ANIMAÇÃO “QUANDO MORCEGOS SE CALAM”
ALUNA: JULIA DE ALMADA VALCUENDE­
PROFESSORA: TELMA ELITA VALENTE
Na última aula analisamos o básico da semiótica e um dos vídeos apresentados foi a animação “Quando morcegos se calam” de Fabio Lignini. Na trama mostra um homem perdido na floresta indo em direção a um castelo, enquanto ocorre uma tempestade a sua volta. Durante toda a animação não vemos diretamente as cenas e sim pequenas momentos de flashs de luz. Luz sempre se modificando entre objetos como farol de carro, lanterna, cigarro e raios da tempestade. No fim o resultado é inesperado e causa confusão ao observador.
Na semiótica aprendemos a notar todos significados e elementos em volta de alguma linguagem. Nesse caso utilizamos a linguagem de animação. Nessa animação podemos destacar alguns elementos como: as cores, a trilha sonora, o castelo, a tempestade e as entradas de luz.
Começando pelas cores que são na sua maioria preta e branca, ou tons escuros, únicas cores quentes são para representar a luz (amarelos, vermelhos e um azul que em contrate com as cores do fundo faz virar quente), As cores escuras foram utilizados para dar um mistério a historia, mostrar que esta ocorrendo de noite e utilizar a associação de escuro a coisas ruins que nos aprendemos a ter ao longo da vida. A falta de cor e luz também ajuda o clima de mistério, pois não consegue enxergar as coisas em detalhes no escuro, e o desconhecido incomoda, assusta. A trilha sonora que faz barulhos rápidos e inesperados como os trovões, intensificam a anciosidade do espectador. O castelo da animação tem formato e aparência muito parecida com aquelas encontradas em filmes de terror. O criador fez isso de proposito para que o espectador associe com más experiências. A tempestade é fator decisivo para o clima da animação, a chuva, raios e trovões criam um ambiente mais intenso e

Relacionados