Quando chegamos adolesc ncia

1301 palavras 6 páginas
Quando chegamos à adolescência, muitas transformações acontecem em nosso corpo simultaneamente. As variações hormonais começam a controlar nossa vida: a voz e a pele vão modificando-se, crescemos em um ritmo muito acelerado, enfim, os hormônios “entram em ebulição”. Deixamos de ser crianças para nos tornarmos adultos.Entre tantas dúvidas que surgem nesse momento, algumas estão relacionadas à alimentação, como, por exemplo: quais são as alterações que devem ser feitas na dieta? O que é mais importante consumir?

O organismo começa a crescer num ritmo mais acelerado a partir dos 12 ou 13 anos de idade. Para que tudo ocorra bem é necessário que ocorra algumas mudanças na dieta:

É necessário consumir diariamente alimentos que sejam fontes de proteína — como leite e derivados, carnes, vísceras, verduras e legumes, além de frutas e feijão. As proteínas são a matéria-prima para que as células cresçam e se multipliquem, o que constitui o crescimento tanto dos músculos como dos ossos; Porém deve-se consumir controladamente pois na proteína se encontra o lipídio “colesterol” que, em seu excesso, é muito prejudicial ao corpo humano.

Ingerir diariamente frutas (em forma de suco, in natura ou como salada de frutas) e verduras, que são as grandes fontes de vitaminas e minerais que ajudarão o organismo a entrar em equilíbrio, facilitando o crescimento e o desenvolvimento é essencial nessa fase.

É importante incluir na alimentação alimentos ricos em fibras, como farelo de trigo, germe de trigo, aveia, granola, frutas com casca e verduras cruas, pois eles ajudam o intestino a funcionar normalmente, além de darem uma sensação de saciedade maior, evitando que a gente coma mais do que o necessário;

Não pular nenhuma refeição, pois o corpo precisa de combustível de energia para desempenhar todas as suas funções adequadamente. Deixar de tomar café da manhã ou de almoçar não ajuda em nada o organismo e prejudica o desenvolvimento intelectual e o rendimento escolar;

Deve se

Relacionados

  • evangelicos
    4355 palavras | 18 páginas
  • ludico
    8853 palavras | 36 páginas
  • ludico
    8853 palavras | 36 páginas
  • ludico
    8853 palavras | 36 páginas