QUALQUER GEST O QUE N O TENHA AUT NTICOS FIL SOFOS POR L DERES SER CORROMPIDA

743 palavras 3 páginas
P_II
Caro aluno,
Agora que estudou o conteúdo da disciplina e enriqueceu seu repertório intelectual sobre o pensamento político de Platão e Aristóteles, disserte sobre os pontos principais de cada um desses tópicos.
Em seu texto, enfoque as características gerais de cada um desses dois autores.
Sua dissertação não deve exceder uma página.
Mostre seu potencial!

TODA LIDERANÇA NÃO COMPOSTA POR FILÓSOFOS AUTÊNTICOS ESTÁ FADADA À CORRUPÇÃO
Certamente, diria Platão: "Como colocar nas mãos de pessoas incultas, cheias de apetites e totalmente ignorantes de si mesmas, o poder de deliberar sobre uma nação?" A democracia, segundo Platão, é um disparate, e é injusta, não apenas para Platão, mas para todo aquele que se debruçar seriamente à reflexão sobre as fraquezas humanas.
Dentre os homens comuns, os mais astutos, que alcançam posições de destaque e liderança, sendo ainda motivados pela escravização do interesse pessoal, dos apetites mundanos, buscarão – invariavelmente – a idiotização das massas que administram. Entretenimento sensual, violento, drogas lícitas e competitividade são mecanismos para se estabelecer a desunião nas massas, e, somados aos sistemas de ensino malbaratados, produzem, geração após geração, massas humanas alienadas, arraigadas às suas próprias paixões, paixões estas sustentadas pelo Estado. Pessoas comuns, sem verdadeira predisposição à moral filosófica, podem até refletir para além do interesse pessoal, mas não são capazes de agir em vista do bem comum, corrompendo-se por não poderem – ou não quererem – vencer a importância que dão à própria personalidade.
Sócrates fazia as pessoas refletirem profundas questões da existência, e, representando perigo ao interesse dos que governavam Atenas, foi condenado à morte pelo próprio povo, incapaz de compreender a mente do filósofo. Essa distância abissal entre o filósofo e o homem comum (ávido pelas coisas do mundo) é lindamente demonstrada no diálogo Fédon. Desse modo, a democracia mostra-se

Relacionados