Qualitetiva

1947 palavras 8 páginas
Indice

Introdução 3
Materiais e Reagentes 6
Procedimento experimental –Sódio 7
Resultados e Discussões- Sódio 7
Procedimento experimental –Potássio 7
Resultados e Discussões –Potássio 7
Procedimento experimental-Cobaltinitrito 7
Resultados e Discussões-Cobaltinitrito 8
Procedimento experimental-Carbonato 8
Resultados e Discussões-Carbonato 9
Procedimento experimental-Amonio 9
Resultados e Discussões-Amonio 9
Conclusão 10
Bibliografia 11

INTRODUÇÃO
Reações de Cátions Cátion - é um íon com carga positiva. É formado pela perda de elétrons (que têm carga negativa) da camada de valência de um átomo (ionização). Nesta categoria enquadram-se os metais, os elementos alcalinos e os elementos alcalino-terrosos, entre outros.
Segundo VOGEL (1981), para fins de análises qualitativas, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando por base sua peculiaridade com determinados reagentes. Pelo emprego dos reagentes, que tendem a ser específicos para cada grupo, podemos identificar a presença ou ausência de grupos de cátions e também é possível separa-los para posterior análise. A classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos quando reagem com determinados reagentes (os mais comuns são o ácido clorídrico, o ácido sulfúrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio.). Os cinco grupos são os seguintes:
Grupo I: Os cátions desse grupo formam precipitados com ácido clorídrico diluído. Os íons desse grupo são: chumbo, mercúrio (I) e prata.
Grupo II: Os cátions desse grupo não reagem com ácido clorídrico, mas forma precipitados com ácido sulfúrico em meio ácido mineral diluído. Os íons desse grupo são: mercúrio (II), cobre, bismuto, cádmio, arsênio (III), arsênio (V), antimônio (III), antimônio (V), estranho (II), estanho (III) e estanho (IV).
Grupo III: Os cátions desse grupo não reagem nem com acido

Relacionados