Qualificando Recursos Humanos na Área de Anatomia Através de Metodologia Extensionista

Páginas: 16 (3795 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004

Qualificando Recursos Humanos na Área de Anatomia Através de Metodologia Extensionista

Área Temática de Educação

Resumo
Introdução: Não tem havido no país uma política de qualificação de recursos humanos para o desenvolvimento regional, entretanto a UFPA tem desenvolvido atividadespedagógicas, que visam fortalecer a formação de pessoal nesta área. Objetivos: Apreentar os resultados referentes à metodologia utilizada na qualificação anatômica de recursos humanos, tendo como referência as atividades promovidas pelo Museu de Anatomia. Metodologia: Utilização de métodos tradicionais, com metodologia expositiva e explicativa pautada na realização de práticas em materialsintético e post mortem e de métodos não tradicionais, com o uso de vídeos e de programas computacionais especializados aos sistemas humanos. Resultados: De 02/2002 a 04/2004, foram capacitados vinte e um estudantes de graduação, para monitoria e extensão universitária, para que qualifiquem os outros alunos de graduação, possibilitando a estes inserção no mercado de trabalho e servir melhor a sociedade. Asfeiras de Anatomia, que atenderam 1978 pessoas, representam uma capacitação mais ampla e compacta. Cursos e oficina têm contemplado os profissionais. Conclusões: As atividades pedagógicas implementadas pelo Museu de Anatomia para as qualificação e capacitação de recursos humanos para o conhecimento anatômico têm sido eficazes. Representa o acesso à educação com qualidade, possibilitando aosbeneficiados a inserção no mercado e na sociedade.

Autores
Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto, Mestre em Ciências Biológicas, Doutoranda em Ciências Biológicas
Mário Barbosa Guedes Nunes, estudante de Medicina
Amanda Silva Machado, estudante de Medicina
Eustáquio Diego Fabiano Campos, estudante de Medicina
Rafael Miranda Lima, estudante de Medicina

Instituição
Universidade Federal doPará – UFPA

Palavras-chave: qualificação; recursos humanos; metodologias

Introdução e objetivo
As instituições de ensino superior brasileiras apresentam um quadro de profundas diferenças na base universitária. As assimetrias podem ser observadas em vários níveis de cada região, quer no nível de capacitação do quadro de pessoal (percentual de doutores e mestres), quer no nível de desenvolvimentoacadêmico e científico (número de publicações científicas, linhas de pesquisas, recursos alocados). A conseqüência deste quadro de dissimilaridades entre as diferentes regiões do país se reflete em todas as atividades acadêmicas universitárias - a graduação, a pós-graduação, a pesquisa e a extensão - bem como sobre a produção de conhecimento nas universidades das regiões e sobre o repasse destepara a sociedade (Diniz & Guerra, 2000). Esse desequilíbrio regional é razão direta do desequilíbrio no desenvolvimento, não havendo como negar a relação entre o desenvolvimento e a quantidade de conhecimento posto à disposição da sociedade pelas suas unidades geradoras (Protocolo, 1999).
Entretanto, não tem havido no país uma política de qualificação de recursos humanos para o desenvolvimentoregional. Particularmente as instituições de ensino superior localizadas fora dos centros avançados do país enfrentam uma série de dificuldades para a realização de qualificação em determinadas áreas do conhecimento. Dessa forma, a formação de recursos humanos passa pela quantidade, natureza e localização de atividades relacionadas ao ensino e a extensão de uma determinada área do conhecimento para asociedade. A Amazônia é uma região bastante distante dos centros de produção e de renovação do conhecimento que tem necessitado de um plano de desenvolvimento específico, o qual não será viável se não forem colocados à disposição da sociedade os meios necessários à qualificação de recursos humanos dessa e para essa região (Protocolo, 1999).
Anatomia (ana-em partes; tomein-cortar) é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A evolução da area de recursos humanos
  • trabalho da área de recursos humanos
  • Diagnosticos na area de recursos humanos
  • Diagnóstico na área de recursos humanos
  • A IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
  • àrea de Recursos Humanos
  • Evolução da área de recursos humanos
  • A atuaçãoEstrategica na área de Recursos Humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!