QUALIDADES F SICAS NO BASQUETEBOL Apenas Pra Aprofundamento

2837 palavras 12 páginas
QUALIDADES FÍSICAS NO BASQUETEBOL

· ESPORTES E SUAS QUALIDADES FÍSICAS ESPECÍFICAS:

A identificação das qualidades físicas dos esportes já foi colocada como o passo fundamental para a eficácia de uma preparação física. Sabendo-se que o período preparatório de uma preparação física está dividido em duas fases (fase de preparação física geral e fase de preparação física específica), e que as referências de valências físicas serão abordadas agora algumas pontuações quanto às qualidades físicas específicas, que serão o alvo principal na fase de preparação física especifica.
Observando que iremos abordar e relacionar as respectivas valências físicas do Basquetebol, iremos apresentar uma série de colocações que certamente permitirá a identificação das qualidades físicas específicas de treinamento para qualquer modalidade esportiva e inclusive do esporte em questão.

Colocação A - Algumas qualidades físicas dependentes da eficácia de processos nervosos, como ritmo, coordenação, os três tipos de equilíbrio e a descontração diferencial não são treinados especialmente, pois o aperfeiçoamento dessas valências é obtido juntamente com o desenvolvimento das técnicas específicas.

Colocação B - As demais valências que não foram citadas na colocação “A” podem ser desenvolvidas em sessões próprias na preparação física específica.

Colocação C - Os velocistas do Atletismo e Natação necessitam prioritariamente dos três tipos de velocidade. Entretanto, quanto mais aumenta a distância das provas, a velocidade de reação vai perdendo a sua prioridade em relação aos outros dois tipos.

Colocação D - Quando se treina a velocidade e flexibilidade, os atletas estarão desenvolvendo-se também na agilidade.

Colocação E - Quando a flexibilidade estiver sendo alvo do treinamento implicitamente se está dando condições para o desenvolvimento da velocidade, força e agilidade.

Após pontuar essas colocações, iremos apresentar as qualidades físicas do Basquetebol, colocando-se entre parênteses as

Relacionados

  • livro1
    111686 palavras | 447 páginas
  • Matematica
    47715 palavras | 191 páginas
  • Saúde
    45553 palavras | 183 páginas