Qualidade nas pequenas e médias empresas

Páginas: 32 (7807 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO













MARCELO PEREIRA










QUALIDADE NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS














VITÓRIA-2012
MARCELO PEREIRA














QUALIDADE NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS




















Instituição: Instituto Federal do Espirito Santo
Disciplina: Gestão da QualidadeProfessor: Sérgio
Aluno: Marcelo Pereira
Curso: Tecnologia De Processos Metalúrgicos




Pesquisa da FNQ revela preocupação das empresas com excelência da gestão

Implantar um programa permanente em busca da excelência da gestão tem se tornado essencial para alcançar o sucesso do negócio. Os empresários, por sua vez, estão cada vez mais conscientizados sobre a importância de aperfeiçoar aadministração da organização. Prova disso são os resultados da pesquisa inédita realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que revela que 93% das 309 empresas brasileiras entrevistadas se preocupam com a excelência da gestão. Considerando os mais diversos aspectos do negócio, as maiores preocupações são, respectivamente: melhores resultados, relacionamento com cliente e gestão de pessoas.O estudo mostra também que praticamente todas as organizações (99%) acreditam que investir e aperfeiçoar a administração do negócio contribui para o aumento da sua competitividade. A maioria das entrevistadas (42%) destina até 2% de seu faturamento para programas de melhoria da gestão; enquanto 13% das empresas direcionam um montante acima de 10%. Por outro lado, apenas 8% dos participantesafirmam que não investem financeiramente na busca pela excelência.

Ainda de acordo com o levantamento, 88% das organizações dizem que têm investido recursos não financeiros para melhorar sua gestão, como, por exemplo, políticas para capacitar e motivar colaboradores, ações socioambientais e programas de ouvidoria e fidelização de clientes.

Além disso, os participantes consideraram que os trêssetores da economia que mais investem e se preocupam com a excelência da gestão são, na ordem, automobilístico, energia elétrica e químico e petroquímico.

Para o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, os resultados da pesquisa apontam que, pouco a pouco, tem aumentado a preocupação das empresas brasileiras em disseminar internamente a cultura da boa gestão. "Ambientes altamentecompetitivos, pressão para redução de custos, questões socioambientais, o crescimento da economia, a mitigação dos efeitos da crise financeira mundial e o surgimento de novas oportunidades de negócios, como o pré-sal, são fatores que têm desafiado empresas de diversos segmentos e regiões a buscar a excelência da gestão", conclui.
Já faz algum tempo que o conceito de qualidade faz parte da maioria dasempresas. As grandes corporações, graças à sua quantidade de meios, estão trabalhando neste contexto a mais de 30 anos. Contudo, nas pequenas e médias empresas, o conceito é muito mais recente e inclusive algumas ainda não a consideram com a devida importância.
O conceito de pequenas e médias empresas envolve um amplo perfil de organizações, que vão desde o empresário autônomo, a corporações comcentenas de colaboradores, até a que, com poucos colaboradores, move um negócio gigantesco, ainda que neste último caso seja um pouco complicada a sua classificação. A qualidade é importante para todas elas.
A pequena e média empresa necessita a cada dia, de forma mais estimulante, investir no conceito de qualidade porque é o caminho que a ajudará a melhorar sua competitividade, a reduzir custos e aser mais eficiente. O objetivo deve ser a eliminação dos processos manuais desordenados e sem nexo, que são resultado dos erros, falta de rendimento, insatisfação de clientes e, definitivamente, menos negócios.
O mais simples pode ser culpar o governo e seus órgãos públicos por todos os males que nos afligem. Não serei eu precisamente quem os defenderá porque, apesar de não ajudarem às empresas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade de software em pequenas e médias empresas
  • Gestão da qualidade nas pequenas e médias empresas
  • Administração da pequena e média empresa
  • ERP
  • Diagonostico pequena/media empresa
  • Inposto para pequenas e medias empresas
  • pequenas e medias empresas
  • Erp em pequenas e médias empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!