Qualidade na Manutenção

Páginas: 8 (1947 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
6.1 - Introdução.

As empresas, hoje, não têm mais dúvida de que Gestão pela Qualidade Total é uma ferramenta eficaz para se alcançar a competitividade empresarial. O Sistema de Qualidade de uma organização é formado por vários subsistemas que se interligam através de relações extremamente fortes e interdependentes. Nesse quesito, a Manutenção tem um papel fundamental, visto que, sua missão égarantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender a um programa de produção ou de serviço com preservação do meio ambiente, confiabilidade, segurança e custos adequados.

6.2 - O Papel da Manutenção no Sistema de Qualidade.

O Sistema de Qualidade de uma organização é formado por vários subsistemas que se interligam através de relações extremamente fortes einterdependentes. Cabe a Manutenção a coordenação dos diversos subsistemas fornecedores, ai incluídos a engenharia e o suprimento de materiais, entre outros, de modo que o Cliente interno principal, que é a operação, tenha a instalação de acordo com as necessidades da organização para atingir suas metas empresariais.

6.3 - Fatores Culturais e Gerenciais.

A adoção do Sistema de Qualidade afetaprofundamente a cultura de uma organização:

A introdução de procedimentos torna o mantenedor independente da supervisão para a execução das tarefas rotineiras. O responsável pela execução é quem agrega qualidade ao produto; é preciso torná-lo autossuficiente para garantir a qualidade do seu trabalho, deixando para o Controle de Qualidade apenas as tarefas de inspeção especializada.

Com a sistemáticautilizada, há uma valorização das pessoas pelo grau de certeza na maneira de executar tarefas, pelos resultados que são alcançados e pela motivação que advém disso. Esse Sistema prevê tal grau de capacitação que promove adoção da polivalência.

As pessoas participam do processo como um todo, contribuindo, efetivamente, para a sua melhora. Esse envolvimento lhes rende, por outro lado, um ganho naqualidade de sua vida profissional, lhes garante maior empregabilidade e, certamente, maiores ganhos financeiros à medida que a empresa se torna mais competitiva.

O maior bloqueio para o sucesso do Sistema de Qualidade encontra-se nas gerências. Toda pesquisa sobre o assunto aponta que a causa de falência do Sistema é a falta de comprometimento da alta administração. Entretanto, ocorrendo estecomprometimento da alta administração, o maior entrave para a implementação do Sistema é a média gerência.

É fundamental que o Sistema se desenvolva num ambiente onde haja gerência participativa, devido a um processo de mudança de cultura.

É necessário um estado permanente de mudanças, de quebra constante de paradigmas, para um salto efetivo de competitividade.

Por outro lado, a adoção de novosprocessos leva à obtenção de melhores resultados com menor dispêndio de energia, tornando a organização mais competitiva.

6. 4 - Os Dez Princípios Básicos da Qualidade.

Os mesmos princípios que se aplicam à Gestão pela Qualidade Total em toda a organização também se aplicam à atividade de Manutenção; é preciso ter sempre em mente que cada atividade de uma empresa faz parte de um conjunto e queprecisa se constituir num verdadeiro “TIME” na busca dos resultados empresariais.

6.4.1 – Satisfação Total dos Clientes

A razão de ser de uma organização é o CLIENTE; do mesmo modo, a razão de ser da atividade de manutenção é a operação. Daí ser muito importante:
Conhecer bem as suas necessidades.
O que se precisa fazer para atendê-lo bem.
Superar as suas expectativas.

Essa parceria, operação emanutenção, além da engenharia, são fundamentais para o processo produtivo da empresa.

6.4.2 – Gerência Participativa

As gerências e a supervisão, melhor dizendo, as lideranças, precisam informar, debater, motivar e orientar as pessoas. O objetivo é atingir um somatório de forças onde o “todo”, trabalhando junto, tenha mais poder do que o simples somatório das forças isoladas.
O trabalho em equipe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade total na manutenção
  • A qualidade na manutenção de redefixa
  • Qualidade de vida setor de manutenção
  • Manutenção na qualidade de vida de paciente hemofilico
  • MANUTENÇÃO DA QUALIDADE E RECUPERAÇÃO DE FALHAS EM HOTELARIA
  • Gestão Estratégica da Qualidade aplicada a Manutenção
  • qualidade na manutenção de aeronaves contribuindo na segurança
  • relaCIONAR O SONO A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO INDIVIDUO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!