Qualidade na construção civil

Páginas: 75 (18542 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Nenhuma entrada de índice de ilustrações foi encontrada.
Sumário
1 Introdução 1
2 Importância do sistema de gestão na construção civil 3
3 Planos voltados à qualidade 5
4 SGQ 7
4.1 Sistema de Gestão da Qualidade - NBR/ISO 9001:2000 8
5 CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo 10
5.1 Programa Setorial de Qualidade - PSQ 12
6 QUALIHAB– Programa da Qualidade na Construção Habitacional do Estado de São Paulo. 12
7 Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat - PBQP-H. 15
8 O SIQ Construtoras– Atestado de qualificação 16
9 Beneficios 21
10 NORMALIZAÇÃO 22
11 ISO 9000 24
12 Benefícios da implantação de sistemas de gestão da qualidade 30
13 . Indicadores da qualidade 43
14 Os projetos nocontexto da qualidade 47
15 - Referencia Bibliográfica 49

Introdução
Após o surgimento da industrialização mundial, a produção em massa de bens se tornou possível e a divisão de trabalho foi estabelecida. Neste contexto a visão de qualidade sofreu um processo de evolução, o que incialmente eram bens artesanais, passaram a ser manufaturados e de confecção em larga escala. Os processos deaperfeiçoamento eram executados para instalar uma melhoria e um aumento da produção, neste ambiente, era dada pouca atenção aos fatores qualitativos, especificamente no processo de planejamento e de produção. Até meados da década de 30, a qualidade era justificada pela inspeção da qualidade onde as atividades de medição se prendiam apenas na comparação do produto final, e simples verificação do produto.Em 1924, o matemático Walter Shewhart introduziu o Controle Estatístico da Qualidade, com o objetivo de efetuar um acompanhamento mais amplo e não apenas verificar o produto final pós o processo realizado, passando a considerar os elementos da cadeia produtiva, desde a qualidade da matéria prima empregada.
Nas duas décadas seguintes, encontrava-se um controle de qualidade que se baseava ematividades planejadas e sistemáticas, que de uma forma integrada podiam garantir que a qualidade desejada fosse alcançada. Trazendo melhorias para os processos de produção, e estabilidade para produção.
Após a 2ª. Guerra Mundial, as indústrias vivenciavam a necessidade de adaptação às novas necessidades e exigências do mercado. Com a alta demanda, e prazos de entrega para garantir uma fatia maior domercado, permitiram que a qualidade dos produtos fosse se deteriorando. A falta de produtos atraiu para o mercado novos competidores, cuja inexperiência contribui ainda mais para o declínio da qualidade. Quando a oferta de produtos foi normalizada, para as empresas que permaneceram estava claro que os métodos teriam que ser adaptados à nova ordem econômica do pós-gerra, sendo forçadas a adotarmedidas para reverter os danos à sua reputação com respeito à qualidade. Para tal foi inicialmente reforçado a importância dos departamentos de controle da qualidade paralelamente com a necessidade de priorizar os prazos.
Neste cenário, o Japão, derrotado e precisando reerguer suas indústrias assim como aumentar o comercio de bens, precisava exclusivamente reativar e revitalizar seu sistemaprodutivo, que por vários anos atuou quase que exclusivamente para o esforço da guerra. O maior obstáculo era a fama japonesa de produtor de bens de baixa qualidade. Para reverter este quadro, foram criadas associações onde as empresas passaram a atuar conjuntamente. Inicialmente os enviaram equipes ao exterior para aprender como outros países alcançaram a qualidade e traduziram literatura estrangeirasobre o assunto para o japonês. Em 1950, William Edwards Deming, foi convidado para uma série de palestras para pesquisadores e engenheiros japoneses. Deming criticou o sistema empresarial norte-americano por não adotar a participação dos trabalhadores no processo de decisão. Argumentava que os gestores eram responsáveis pela maior parte dos problemas da qualidade, e que seu principal papel era o de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da qualidade na construção civil
  • apresentação qualidade na construção civil
  • Qualidade a construção civil
  • Gestão da Qualidade na Construção Civil
  • Qualidade na construção civil
  • Qualidade construção civil
  • Qualidade
  • setor de qualidade na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!