Qualidade Friboi e Açogues

495 palavras 2 páginas
Quem não está cansado da pergunta: “É Friboi?” Um ator de renome e uma marca forte no mercado da carne conseguiram fixar a imagem e o nome através da propaganda exaustiva na mídia. Sim, carne tem que ser inspecionada, mas não TEM que ser Friboi. Por atuar na área de higiene e controle de qualidade da carne, fico feliz pela divulgação da inspeção, porém, a qualidade de uma carne vai muito além de uma marca. Diferentemente de um tênis bom, que você compra e logo usa, uma carne, antes de chegar ao cliente final, costuma ser manipulada, fracionada, processada.

A carne pode vir do melhor gado, da melhor fazenda, do melhor frigorífico, mas se no estabelecimento onde ela for manipulada isso não for feito da forma adequada, todo o trabalho foi comprometido. A qualidade vai “from farm to table” (da fazenda à mesa). Todos os processos devem seguir rigoroso controle, o que inclui a compra, o transporte, a conservação e a manipulação pelo consumidor final.

Os açougues devem ter controle de qualidade, treinamento e orientação constante, para que haja garantia da qualidade. E quem está disposto a pagar por isso? Infelizmente, muitos estabelecimentos vêem a inspeção veterinária como algo oneroso, que pode travar a geração de lucro, quando, na verdade, é muito pelo contrário.

Além de nós, veterinários, buscarmos a qualidade e a segurança daquele alimento, buscamos formas de otimizar a produção, diminuir a quebra (perda), contatar fornecedores e acompanhar os processos.

Se o açougue X já possui fama e sucesso, com o auxílio de um técnico, o proprietário poderia ter dois ou três açougues de fama e sucesso.

As pessoas vão a um churrasco e comem espetos e lingüiças sem questionarem a procedência da carne. Questionam a marca da cerveja, mas não da carne, que possui implicações muito mais relevantes para a saúde...

Dia desses estraguei um jantar em família num restaurante, pela procedência da carne. Quando eu soube que vinha do açougue Y, não quis comer. Comi batata frita.

Relacionados